Encontrados 4 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

TIC e desenvolvimento de competências em trabalho colaborativo na formação em d...

As mudanças inerentes à era digital trouxeram à Educação uma renovação das abordagens de ensino/aprendizagem, que exige professores com competências no manuseamento das TIC e na sua utilização autónoma e consciente. A formação inicial deverá preparar os futuros profissionais de Educação para esta reali...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

Desenlaçando caminhos de revisão de literatura: o trabalho colaborativo docente...

Macário, Maria João; LEIP, Departamento de Educação, Universidade de Aveiro

O objetivo deste artigo é estabelecer um ponto de partida para uma reflexão aprofundada sobre o trabalho colaborativo docente. De onde partimos quando queremos aprofundar conhecimento sobre este tema? Neste artigo, propomo-nos proceder a uma breve revisão de literatura sobre o trabalho colaborativo docente. Começamos por contextualizá-lo numa era em que o fluxo de informa&cced...

Data: 2013   |   Origem: Indagatio Didactica

Comunidades de prática em ambientes virtuais: da teoria à experiência colaborativa

Macário, Maria João; Tréz, Ticiana; Ferrão-Lopes, Sandra; Gonçalves, Jorge; Cabrita, Isabel; Pombo, Lúcia

Com este artigo pretende-se apresentar uma revisão de literatura sobre o processo de construção de conhecimento em comunidades virtuais, tendo por base a teoria do construtivismo comunal. De acordo com o modelo de Gunawardena’s et al. [1], pretende-se analisar a experiência dos autores deste artigo, num Programa Doutoral, em que as ferramentas da Web 2.0 foram utilizadas para o desenvolvimento do trabalho de di...


Comunidades de prática em ambientes virtuais: da teoria à experiência colaborativa

Macário, Maria João; Tréz, Ticiana; Lopes, Sandra Ferrão; Gonçalves, Jorge; Cabrita, Isabel; Pombo, Lúcia

A evolução e a expansão das redes de comunicação fomentaram novas formas de aprender e de construir conhecimento, colaborativamente e a distância, fazendo emergir, também, novos cenários de aprendizagem e formação, nomeadamente com o aparecimento de comunidades virtuais, cujos membros se organizam em torno de um lema, interesse ou objetivos comuns. Neste contexto, um grupo de alunos do Programa Doutoral em Mult...


4 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data





Tipo de Documento




Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia