Encontrados 13 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

As Webquests como ferramenta de trabalho colaborativo e autónomo em Matemática ...

Lemos, Carlota; Pombo, Lúcia; Cabrita, Isabel

A sociedade ‘glocal’ da informação, da comunicação e do conhecimento coloca desafios constantes, designadamente, à educação e, em particular, à Matemática, que assume um papel fundamental no desenvolvimento da humanidade. Paradoxalmente, é uma das áreas que continua votada ao insucesso. Consciente de toda esta problemática, o processo de Bolonha tenta criar as condições para que o Ensino Superior se assuma como...


As Webquests como Ferramenta de Trabalho Colaborativo e Autónomo em Matemática ...

Lemos, Carlota; Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viseu

A sociedade ‘glocal’ da informação, da comunicação e do conhecimento coloca desafios constantes, designadamente, à educação e, em particular, à Matemática, que assume um papel fundamental no desenvolvimento da humanidade.Paradoxalmente, é uma das áreas que continua votada ao insucesso. Consciente de toda esta problem&aacute...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

Supervisão colaborativa online de práticas letivas de Biologia em contexto Euro...

Malho, Arminda; Escola S/3 de Viriato, Viseu

Com este trabalho pretende-se divulgar práticas de supervisão desenvolvidas aquando da conceção, implementação e reestruturação de atividades didáticas aplicadas no ensino e na aprendizagem da Biologia.Neste estudo emergiu o processo de reflexão sobre a prática que consubstanciou a interação entre o pensamento e a ação; explanou-se a dimensão colaborativa, autorreflexiva e autoformativa no desenvolvimento profi...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

A Literature Review of the Use of Communication Technologies in Higher Education

Morais, Nídia Salomé; Instituto Politécnico de Viseu; Pombo, Lúcia; Universidade de Aveiro; Batista, João; Universidade de Aveiro

This paper presents a review of scientific literature on the use of Communication Technologies in higher education in national and international contexts. This review of literature, carried out under the TRACER project, indicates extensive research in this area, confirming the use and operation of a wide range of Communication Technologies in the activity of teachers and students, although there was wide dispar...

Data: 2014   |   Origem: Revista Prisma.Com

Old Meets New: Media in Education – Proceedings of the 61st International Counc...

Moreira, António; Loureiro, Maria João; Balula, Ana; Nogueira, Fernanda; Pombo, Lúcia; Pedro, Luis; Almeida, Pedro Ferreira

A conferência ICEM&SIIE'2011 foi organizada pela Universidade de Aveiro (Portugal) – membro do European Consortium of Innovative Universities – e pretendeu reunir investigadores, professores e outros profissionais, a nível nacional e internacional, em torno de um tema aglutinador que pretendeu despoletar e colocar a tónica da discussão na dualidade ―old/new‖, ou seja, os participantes foram convidados a discuti...


Tracing the Use of Communication Technology in Higher Education: a literature r...

Pinto, Marta; Souza, Francislê; Nogueira, Fernanda; Balula, Ana; Pedro, Luis; Pombo, Lúcia; Ramos, Fernando; Moreira, António

Communication Technologies are used in Higher Education Institutions worldwide, producing changes in the design of teaching and learning practices, giving rise to learning paradigms such as e-learning, b-learning, m-learning and cloud learning. Research embraces different perspectives, emphasizing that Internet and Communication Technologies use is not potentiating innovation or disruptiveness of more tradition...


Tracing the Emmerging Use of Communication Technologies in Higher Education

Pinto, Marta; Souza, Francislê; Nogueira, Fernanda; Balula, Ana; Pedro, Luis; Pombo, Lúcia; Ramos, Fernando; Moreira, António

Communication Technologies being used in Higher Education Institutions worldwide are producing changes in the design of teaching and learning practices, giving rise to learning paradigms such as elearning, b-learning and m-learning. Research embraces different perspectives on how the use of Internet and Communication Technologies potentiate innovation and disruptiveness of more traditional forms of education, a...


E-assessment in collaborative blended learning: evolving practices and students...

Loureiro, Maria João; Pombo, Lúcia; Balula, Ana; Moreira, António

This study reports on evolving practices of e-assessment in higher education collaborative blended learning contexts based on the paradigm of assessment for learning. Taking into account the results of a previous study, the paper describes the e-assessment strategies explored in two Distance Education post-graduation modules and their evolution. In the modules, students were asked to collaboratively write a lit...


Comunidades de prática em ambientes virtuais: da teoria à experiência colaborativa

Macário, Maria João; Tréz, Ticiana; Ferrão-Lopes, Sandra; Gonçalves, Jorge; Cabrita, Isabel; Pombo, Lúcia

Com este artigo pretende-se apresentar uma revisão de literatura sobre o processo de construção de conhecimento em comunidades virtuais, tendo por base a teoria do construtivismo comunal. De acordo com o modelo de Gunawardena’s et al. [1], pretende-se analisar a experiência dos autores deste artigo, num Programa Doutoral, em que as ferramentas da Web 2.0 foram utilizadas para o desenvolvimento do trabalho de di...


Comunidades de prática em ambientes virtuais: da teoria à experiência colaborativa

Macário, Maria João; Tréz, Ticiana; Lopes, Sandra Ferrão; Gonçalves, Jorge; Cabrita, Isabel; Pombo, Lúcia

A evolução e a expansão das redes de comunicação fomentaram novas formas de aprender e de construir conhecimento, colaborativamente e a distância, fazendo emergir, também, novos cenários de aprendizagem e formação, nomeadamente com o aparecimento de comunidades virtuais, cujos membros se organizam em torno de um lema, interesse ou objetivos comuns. Neste contexto, um grupo de alunos do Programa Doutoral em Mult...


13 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento






Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia