Autor(es):
Ponte, João Pedro da
; Guerreiro, António
; Cunha, Helena
; Duarte, José
; Martinho, Maria Helena
; Martins, Cristina
; Menezes, Luís
; Menino, Hugo
; Pinto, Hélia
; Santos, Leonor
; Varandas, José Manuel
; Veia, Luciano
; Viseu, Floriano
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/26431
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Formação inicial de professores; Matemática; Comunicação; Currículo; Pre-service teacher education; Mathematics; Communication; Curriculum; Formation initiale de maîtres; Mathématiques; Communication; Curriculum
Descrição
Este artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores, em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 12 estudos de caso. Os resultados mostram que a comunicação é vista pelos jovens professores como um suporte de um ambiente geral que poderá favorecer, em termos globais, a aprendizagem. No entanto, são relativamente poucos aqueles que identificam a comunicação como um objectivo curricular importante da disciplina de Matemática e que apontam estratégias consistentes para a promover, tanto na sua vertente oral como na sua vertente escrita. São ainda menos os que apontam a comunicação como um processo fundamental para o desenvolvimento de significados matemáticos por parte dos alunos. Estes resultados sugerem que as instituições de formação podem ter interesse em reflectir sobre as suas práticas de formação neste domínio. This article aims to know the way how new teachers, at several teaching
levels, recently graduated by pre-service teacher education institutions, view
and conduct communication in their classrooms, to which aspects they tend to
pay attention and which difficulties they feel. The text is based on a collective
work carried out by teacher educators of teacher education institutions in
Portugal that are concerned in improving the quality of the pre-service teacher
education, especially in what refers to mathematics education. The
methodology is qualitative and interpretative and involved the realization of 12
case studies. The results show that communication is seen by the new
teachers as a support of a general environment that must favour learning.
However, only relatively few teachers point out communication as an important
curriculum objective in the discipline of mathematics and indicate consistent
strategies to promote it, both in oral and written forms. There are still less
teachers who view communication as a basic process for the development of
mathematical meanings by students. These results suggest that teacher
education institutions may have interest in reflecting about their teaching
practices in this regard. Cet article a l’intention de savoir la voie comment de nouveaux enseignants, à
plusieurs niveaux d’enseignement, récemment diplômés par les institutions de
formation initiale des maîtres, voient et la communication et la conduisent
dans ses classes, auxquels les aspects ils font attention et que difficultés ils sentent. L’article est fondé sur un travail collectif réalisé par des formateurs
d’institutions des universités et écoles d’éducation au Portugal qui sont
concernées dans l’amélioration de la qualité de la formation initiale des
maîtres, surtout dans ce qui s’attend à l’éducation de mathématiques. La
méthodologie est qualitative et interprétative et a impliqué la réalisation de 12
études de cas. Les résultats montrent que la communication est vue par les
nouveaux professeurs comme appui d’un environnement général qui doit
favoriser l’apprentissage. Cependant, seulement relativement peu de
professeurs précisent la communication comme objectif important de
programme d’études dans la discipline des mathématiques et indiquent à
stratégies consistantes pour la favoriser, sous la forme oral et écrite. Ils sont
moins de professeurs qui regardent la communication comme un procédé de
base pour le développement des significations mathématiques par des
étudiants. Ces résultats suggèrent que les établissements de formation de
maîtres puissent avoir l’intérêt à réfléchir sur ses pratiques de formation à cet
égard.