Autor(es):
Rosário, Pedro
; Mendes, Maria Teresa
; Grácio, Maria Luísa
; Chaleta, Elisa
; Núñez Perez, José Carlos
; González-Pienda, Júlio A.
; Hernández-Pina, Fuensanta
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/11852
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Concepção de aprendizagem; Fenomenografia; Auto-regulação da aprendizagem; Learning concept; Phenomenography; Self-regulated learning; Concepción de aprendizaje; Fenomenografía; Auto-regulación del aprendizaje
Descrição
O significado atribuído ao fenómeno “aprender” é influenciado pela inte-relação entre indivíduos,
contextos e culturas. A idade do aluno, as concepções familiares e culturais e o contexto de ensino constituem-se como
alguns dos aspectos que influenciam as concepções de aprendizagem dos alunos. O estudo apresentado, realizado no
marco teórico fenomenográfico, está focalizado na descrição das concepções das pessoas sobre as várias facetas do
fenómeno aprender. O principal objectivo centra-se no mapeamento das concepções de aprendizagem de alunos do 5.º
ano de escolaridade e dos seus pais (encarregados de educação). Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas
e tratados qualitativa e quantitativamente. Os resultados sugerem que os pais conceptualizam o aprender
maioritariamente como algo processual e experiencial, enquanto os filhos o conceptualizam sobretudo desde uma
perspectiva processual e instrumental. São discutidas implicações destes dados para o processo de aprendizagem. People’s concept on ‘learning’ is influenced by the interrelation among individuals, contexts and
cultures. The student’s age, his family and cultural conceptions and the learning context are some of the main aspects
that can influence the conceptions regarding the student’s learning process. Under the framework of phenomenographic
theory, this paper focus on people’s description of the learning conceptions which are present in daily life phenomena.
Mapping fifth grade students and their parents’ conceptions concerning the learning process is the main goal of this
study. Semi-structured interviews were used; data were treated by following qualitative and quantitative approaches.
The outcomes suggest that parents use to conceptualize ‘learning´ as something ‘processual and experimental´, whereas
their children, the students, understand ‘learning` under a processual, but also instrumental perspective. The implications of such findings, in relation to the learning process, are also discussed in the paper. El significado atribuido al fenómeno “aprender” es influenciado por la interrelación entre individuos, contextos y
culturas. La edad del alumno, las concepciones familiares y culturales y el contexto de enseñanza se constituyen como algunos
de los aspectos que influencian las concepciones de aprendizaje de los alumnos. El estudio presentado, realizado en el marco
teórico fenómeno gráfico, está focalizado en la descripción de las concepciones de las personas sobre las varias facetas del
fenómeno aprender. El principal objetivo se centra en el “mapeamiento” de las concepciones de aprendizaje de alumnos del 5.º
año de escolaridad y de sus padres (encargados de educación). Los datos fueron obtenidos a través de entrevistas
semiestructuradas y tratados cualitativa y cuantitativamente. Los resultados sugieren que los padres conceptualizan el aprender
mayoritariamente como algo procesual y experiencial, mientras los hijos lo conceptualizan sobretodo desde una perspectiva
procesual e instrumental. Se discuten implicaciones de estos datos para el proceso de aprendizaje.