Document details

Envolvimento dos Alunos na Escola: Conceito e Relação com o Desempenho Académic...

Author(s): Veiga, Feliciano cv logo 1 ; Festas, Isabel cv logo 2 ; Taveira, Céu cv logo 3 ; Galvão, Diana cv logo 4 ; Janeiro, Isabel cv logo 5 ; Conboy, Joseph cv logo 6 ; Carvalho, Carolina cv logo 7 ; Caldeira, Suzana cv logo 8 ; Melo, Madalena cv logo 9 ; Pereira, Tiago cv logo 10 ; Almeida, Ana cv logo 11 ; Bahia, Sara cv logo 12 ; Nogueira, João cv logo 13

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/10750

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Envolvimento dos Alunos na Escola; Desempenho Académico; Formação de Professores


Description
Este artigo é um produto do Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - Envolvimento dos Alunos na escola: Diferenciação e Promoção, financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e coordenado por Feliciano Veiga. O conceito de envolvimento dos alunos na escola tem vindo a ser colocado no cerne das discussões relacionadas com o sucesso académico e com o abandono escolar. Este estudo faz uma revisão de literatura acerca deste conceito e das suas relações com o desempenho académico, destacando a sua importância no âmbito da formação de professores. Vários estudos sustentam que a falta de envolvimento dos alunos aparece associada ao baixo desempenho académico, a problemas de comportamento e ao abandono escolar. O envolvimento dos alunos na escola apresenta-se, na literatura revista, como uma resposta eficaz para os problemas que afetam as escolas e os seus alunos, como um aspeto a ter em conta na prevenção de padrões de comportamento problemático em contexto escolar e, portanto, como um conceito transdisciplinar de elevada importância na formação de professores.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU