Encontrados 34 documentos, a visualizar página 1 de 4

Ordenado por Data

A percepção de criatividade por educadores de infância do Brasil e de Portugal.

Dal-Forno, Letícia; Veiga, Feliciano; Bahia, Sara

This work is part of an ongoing PhD. research in the Portuguese and Brazilian context about teachers' perceptions on giftedness and creativity in the kindergarten. ; Este estudo é parte de uma pesquisa de doutoramento realizada nos contextos educacionais brasileiro e português, em relação a sobredotação e a criatividade na etapa do pré-escolar. Pretendeu-se conhecer as percepções dos educadores de infância em...


Portuguese Adaptation of Students Engagement in Schools International Scale (Se...

Melo, Madalena; Veiga, Feliciano; Bahia, Sara; Nogueira, João; Caldeira, Suzana; Festas, Isabel; Taveira, Céu; Janeiro, Isabel; Conboy, Joseph

The importance of student’s engagement has been recently pointed out in research. However, there has been a lack of engagement assessment instruments, showing psychometric qualities, such as reliability and validity. Objective: This paper presents the Portuguese adaptation of the “Student’s Engagement in Schools International Scale” (SESIS), drawn up from 12 countries international study (Lam et al., 2012; Lam ...


Portuguese Adaptation of Students' Engagement in Schools International Scale (S...

Veiga, Feliciano; Bahia, Sara; Nogueira, João; Melo, Madalena; Caldeira, Suzana; Festas, Maria Isabel; Taveira, Maria do Céu; Galvão, Diana

This work is financed by National Founds through FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, in the context of the project PTDC/CPE-CED/114362/2009- Students Engagement in Schools: Differentiation and Promotion, coordinated by Prof. Feliciano H. Veiga. ; Context: The importance of student’s engagement has been recently pointed out in research. However, there has been a lack of engagement assessment instrument,...


Students’ Engagement in School: A literature review

Veiga, Feliciano; Galvão, Diana; Almeida, Ana; Carvalho, Carolina; Janeiro, Isabel; Nogueira, João; Conboy, Jay; Melo, Madalena; Taveira, Maria do Céu

This work is financed by National Founds through FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia, in the context of the project PTDC/CPE-CED/114362/2009- Students Engagement in Schools: Differentiation and Promotion, coordinated by Prof. Feliciano H. Veiga. ; Students’ Engagement in School has been the focus of debate concerning academic success and school dropout, and pointed out as a mean to address the problems af...


Caraterísticas de sobredotação e criatividade percepcionadas por educadores de ...

Dal-Forno, Letícia; Veiga, Feliciano; Bahia, Sara

Este estudo tem como objetivo geral apresentar elementos de um projeto de investigação que visa investigar as características de sobredotação e criatividade percecionadas por educadores de Infância no Brasil e em Portugal. A literatura sobre o conceito de sobredotação e de criatividade é revista, quer em termos da sua conceptualização quer de produções empíricas havidas na educação pré-escolar. No âmbito da met...


Envolvimento dos Alunos na Escola: Conceito e Relação com o Desempenho Académic...

Veiga, Feliciano; Festas, Isabel; Taveira, Céu; Galvão, Diana; Janeiro, Isabel; Conboy, Joseph; Carvalho, Carolina; Caldeira, Suzana; Melo, Madalena

Este artigo é um produto do Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - Envolvimento dos Alunos na escola: Diferenciação e Promoção, financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e coordenado por Feliciano Veiga. ; O conceito de envolvimento dos alunos na escola tem vindo a ser colocado no cerne das discussões relacionadas com o sucesso académico e com o abandono escolar. Este e...


Crenças e literacia emocional na formação de um grupo de professores

Freire, Isabel; Bahia, Sara; Estrela, Maria Teresa; Amaral, Anabela

Embora sem unanimidade de resultados, a investigação evidencia, desde os finais dos anos 70, que as crenças educativas influenciam a conduta docente (Fullan, 1991) e que, por vezes, elas se tornam conflituais (Villar Angulo, 1987). Mais recentemente tem sido salientada a influência das crenças na vida emocional dos professores e sua relação com a conduta profissional (Cross e Hong, 2011). As emoções são igualme...


Trabalho docente, emoções, contextos e formação

Freire, Isabel; Bahia, Sara; Estrela, Maria Teresa; Amaral, Anabela

A versão do texto corresponde à versão original. ; Os professores investem uma forte energia emocional no seu quotidiano profissional, consequência da implicação na relação pedagógica com os alunos e também das exigências da organização escolar, da comunidade local e da tutela. O ensino é uma actividade essencialmente relacional, que favorece os estados emocionais e estes reflectem-se nas dinâmicas relacionais...


Considerações sobre a educação para a arte e para a cultura, ou “como levar Cli...

Bahia, Sara

Arte e cultura são expressões da busca incessante do conhecimento. No entanto, nem todos fruem dessa busca e não encaram o conhecimento artístico e cultural como um prazer. Talvez porque a Escola de hoje veicule inúmeros conhecimentos sem atender à sua interiorização plena. Talvez porque arte e cultura não passem de meros nomes a que a Escola se refere sem produzir nos seus estudantes uma transformação pessoal ...


O potencial das tecnologias educativas na promoção da inclusão: três exemplos

Bahia, Sara; Trindade, José Pedro

As tecnologias educativas e a inclusão constituem duas realidades presentes na escola de hoje e do futuro. No entanto, falta ainda um longo caminho para que o uso das tecnologias da informação e da comunicação permita promover as tão desejadas práticas inclusivas em contextos de educação formal e não-formal. Quando utilizadas de forma fundamentada e planificada as tecnologias educativas podem promover atitudes ...


34 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento





Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia