Encontrados 24 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Gestão da Sala de Aula: Perspetiva Psicoeducacional

Veiga, Feliciano H.; Caldeira, Suzana N.; Melo, Madalena

A informação que aparece sistematizada neste capítulo tem como finalidade o estudo da gestão da sala de aula pelos professores, apresentando perspetivas teóricas e investigações empíricas que permitam a sua compreensão e promoção, à luz de contributos situados, sobretudo, no âmbito da Psicologia da Educação. Depois de uma primeira parte a incidir na teoria, apresenta-se uma segunda parte dedicada à investigação...


“Desde que eles não mostrem”: perspetivas de professores/as sobre orientação se...

Melo, Madalena; Pelixo, Paulo

Este estudo tem como principal objetivo compreender a complexidade da expressão de preconceitos por parte de professores/as em relação a gays e lésbicas, área em que a investigação parece ser limitada. Neste sentido, procurámos avaliar esta questão com recurso a uma amostra de 204 professores/as de 13 escolas públicas do Distrito de Évora. Na realização deste trabalho, foram aplicados três instrumentos: questio...


Ciúme nas relações amorosas de adolescentes: Questões de género e orientação se...

Santos, Cristina; Melo, Madalena

Este estudo tem como objetivo compreender as diferenças relativamente ao ciúme nas relações amorosas de adolescentes, tendo em conta o género e a orientação sexual. Para tal, foi criado um questionário (Questionário de Ciúme nas Relações Amorosas Adolescentes - QCRAA) que pretende avaliar aspetos do ciúme presentes em relações amorosas adolescentes - Preocupação, Controlo do Comportamento e Comportamentos de In...


Do sujeito ao participante: O desafio da investigação com crianças

Silva, João; Melo, Madalena

A partir de meados do século XX, a investigação qualitativa tem vindo a receber uma aceitação crescente e um maior reconhecimento por parte de investigadores em diferentes áreas de conhecimento psicológico. Dentro dos métodos qualitativos, as entrevistas assumem-se como a técnica mais comummente usada na recolha de dados. Não obstante, a utilização desta abordagem com crianças apresenta alguns desafios para o i...


Portuguese Adaptation of Students Engagement in Schools International Scale (Se...

Melo, Madalena; Veiga, Feliciano; Bahia, Sara; Nogueira, João; Caldeira, Suzana; Festas, Isabel; Taveira, Céu; Janeiro, Isabel; Conboy, Joseph

The importance of student’s engagement has been recently pointed out in research. However, there has been a lack of engagement assessment instruments, showing psychometric qualities, such as reliability and validity. Objective: This paper presents the Portuguese adaptation of the “Student’s Engagement in Schools International Scale” (SESIS), drawn up from 12 countries international study (Lam et al., 2012; Lam ...


Students´ Engagement In Schools: Differentiation and Promotion

Melo, Madalena; Veiga, Feliciano; Carvalho, Carolina; Almeida, Ana; Taveira, Céu; Festas, Isabel; Nogueira, João; Caldeira, Suzana

The objective of this work is to present elements of the project Student engagement in Schools (SES). The team consists of 10 researchers from six Universities. Student engagement in schools is a multidimensional construct that unites affective, behavioural, and cognitive dimensions of student adaptation in the school and has influence on students‘outcomes. The team of researchers conceptualized two major studi...


Do Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico: Experiências e Vivências da Transição

Silva, João; Melo, Madalena

A entrada no 1º ciclo de escolaridade assume-se como um marco significativo na vida e no desenvolvimento de todas as crianças. A forma como este processo, gerador de sentimentos ambivalentes, será experienciado e sentido terá consideráveis impactos sobre transições futuras. Este estudo visa compreender expectativas, vivências e experiências da transição entre o pré-escolar e o 1º ciclo. Realizaram-se entrevista...


A metodologia artístico-pedagógica MUS-E como veículo para o envolvimento das/d...

Pereira, Tiago; Melo, Madalena

Com a presente comunicação pretende-se apresentar / discutir a metodologia artístico-pedagógica MUS-E enquanto vetor estruturante da intervenção do projeto MUSEpe (Associação Menuhin Portugal ; Programa Escolhas) na EB1 da Cruz da Picada e junto da comunidade educativa dos bairros da Cruz da Picada e Malagueira (Évora), refletindo em torno do seu impacto na promoção do envolvimento das/dos estudantes na Escola...


Intervenção psicológica em contextos educativos: A emergência de um modelo ecol...

Melo, Madalena; Pereira, Tiago

A intervenção psicológica em contextos educativos tem sido pautada por abordagens e modelos centrados num paradigma médico-psicológico, baseado nos pressupostos médicos de doença e causalidade interna dos problemas de aprendizagem da criança — se a criança não aprendia era porque havia algo de errado dentro dela (Bairrão, 1985, 1995; Loxley, 1980). O foco no indivíduo levou a uma ênfase nas diferenças individua...


Portuguese Adaptation of Students' Engagement in Schools International Scale (S...

Veiga, Feliciano; Bahia, Sara; Nogueira, João; Melo, Madalena; Caldeira, Suzana; Festas, Maria Isabel; Taveira, Maria do Céu; Galvão, Diana

This work is financed by National Founds through FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, in the context of the project PTDC/CPE-CED/114362/2009- Students Engagement in Schools: Differentiation and Promotion, coordinated by Prof. Feliciano H. Veiga. ; Context: The importance of student’s engagement has been recently pointed out in research. However, there has been a lack of engagement assessment instrument,...


24 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data







Tipo de Documento




Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia