Autor(es):
Menezes, Luís
; Serrazina, Maria de Lurdes
; Fonseca, Lina
; Ribeiro, António
; Rodrigues, Margarida
; Vale, Isabel
; Barbosa, Ana
; Caseiro, Ana
; Martins, Ana
; Loureiro, Cristina
; Fernandes, Fátima
; Veloso, Graciosa
; Gomes, Helena
; Brunheira, Lina
; Almeida, Pedro
; Tempera, Tiago
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/3528
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Assunto(s): Conhecimento matemático; Geometria; Formação inicial de professores; Formação inicial de educadores
Descrição
Este estudo quantitativo tem como objetivo avaliar o
desenvolvimento do conhecimento de geometria de mais de duas centenas de
estudantes do ensino superior a frequentar o curso de Educação Básica em
três ESE. Através de um teste com 21 questões, passado antes e após a
formação em Geometria, avaliaram-se os estudantes num conjunto de
categorias. Os resultados revelam que, embora os estudantes manifestem
conhecimentos de conceitos elementares à partida, com percentagens em
torno dos 70%, e evolução nas três escolas, com aumentos médios de 5%,
revelam, ainda, aspetos críticos relativos a conceitos básicos contemplados
no teste. ABSTRACT: This quantitative study aims to assess the development of geometry
knowledge of over two hundred students attending Basic Education course in
three Schools of Education. Through a test with 21 questions, handed over
before and after training in Geometry, students are assessed in a set of
categories. The results reveal that although students demonstrate knowledge
of elementary concepts at the outset, with percentages of success above 70%,
and evolution at the three schools, with an average increase of 5%, also
reveal critical aspects related to basic concepts covered in the test.