Encontrados 27 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica

Menezes, Luís; Serrazina, Maria de Lurdes; Fonseca, Lina; Ribeiro, António; Rodrigues, Margarida; Vale, Isabel; Barbosa, Ana; Caseiro, Ana; Martins, Ana

Este estudo quantitativo tem como objetivo avaliar o desenvolvimento do conhecimento de geometria de mais de duas centenas de estudantes do ensino superior a frequentar o curso de Educação Básica em três ESE. Através de um teste com 21 questões, passado antes e após a formação em Geometria, avaliaram-se os estudantes num conjunto de categorias. Os resultados revelam que, embora os estudantes manifestem conhecim...


Preservice teachers' knowledge on elementary geometry concepts

Couto, Angela; Vale, Isabel

This text is based on a research, which is still in progress, whose main objective is to identify and understand what are the main difficulties of future mathematics teachers of basic education are, regarding their content knowledge in geometry in the context of the curricular unit of Geometry during their undergraduate degree. We chose a qualitative approach in the form of case study, in which data collection ...


O pensamento algébrico e a descoberta de padrões na formação de professores

Vale, Isabel; Pimentel, Teresa

Este texto incide sobre o tema do pensamento algébrico nos primeiros anos de escolaridade ao nível da formação contínua de professores. Na abordagem apresentada o tema dos padrões surge como contexto estruturante para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Começa-se por fazer um enquadramento dos referenciais teóricos que fundamentam a adoção de uma proposta didática desenvolvida nesse âmbito, recorrendo em...


Avaliação dos hábitos alimentares de estudantes do 2º e 3º ciclo do ensino bási...

Vale, Isabel Sofia Garcia do

Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Tecnologia e Segurança Alimentar ; O acompanhamento do estado nutricional das crianças/pré-adolescentes e dos adolescentes é uma forma de se conseguir diagnosticar o seu actual estado de saúde, assim como antever de forma parcial o seu prognóstico na vida adulta. Práticas alimentares relacionadas com o consumo elevado de teor de lípidos, sódio e sacarose e consequ...

Data: 2013   |   Origem: Repositório Institucional da UNL

As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos

Vale, Isabel; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Este artigo, apoiado em dados teóricos e empíricos, analisa uma proposta didáctica, baseada na resolução de tarefas desafiantes com padrões, em contextos visuais, que através de múltiplas resoluções e representações, conduz à compreensão de conceitos matemáticos estruturantes, como seja a generalização, suscitando a criatividade de alunos e professores do ensino básico. Apresenta-se de seguida como é possível c...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Pattern problem solving tasks as a mean to foster creativity in mathematics

Vale, Isabel; Pimentel, Teresa; Cabrita, Isabel; Barbosa, Ana; Fonseca, Lina

In this report we explore the implications of some challenging pattern problem solving tasks in the development of mathematical ability and creativity of students (future teachers). Solving challenging tasks usually requires creative thinking and our recent work in a project about patterns in the teaching and learning of mathematics showed that patterns can give a positive contribution to the development of mat...


Isometries and patterns: a creative approach

Matos, Lúcia; Cabrita, Isabel; Vale, Isabel

Resumo não disponível.


A New Elementary Mathematics Curriculum: Practice, Learning and Assessment - So...

Vale, Isabel; Fernandes, Domingos; Borralho, António

The aim of this paper is to present the new and innovative mathematics curriculum for elementary levels that is being implemented in the Portuguese basic education system (students from 1st to 9th grade) through an overview of an ongoing study of implementation/experimentation of this curriculum. A specific mechanism was implemented in the field to provide scientific and pedagogical support to the development of t...


Evaluation of the implementation process of a new mathematics curriculum for Gr...

Vale, Isabel; Fernandes, Domingos; Borralho, António

Recently, a new Mathematics curriculum for basic education (Grades 1-9) has been introduced in the Portuguese educational system. This curriculum was designed to bring together some disperse curricular documents and to substitute the former one that was being used since the early 90s. But, above all, the new curriculum was aimed at providing a more sustained development of students’ mathematical learning based ...


Práticas de ensino e de avaliação numa escola do domínio das ciências da saúde:...

Borralho, António; Fernandes, Domingos; Vale, Isabel

Problemática: Caraterização de representações de professores e alunos relativamente ao ensino, à avaliação e às aprendizagens no contexto das unidades curriculares de um plano de estudos na área das Ciências da Saúde Metodologia: Esta investigação inseriu-se num estudo mais amplo em que se pretendia compreender as relações existentes entre conhecimentos, representações e experiências de professores, com as form...


27 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data









Tipo de Documento








Recurso










Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia