Encontrados 9 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Conhecimento de Geometria de estudantes da Licenciatura em Educação Básica

Menezes, Luís; Serrazina, Maria de Lurdes; Fonseca, Lina; et al

This quantitative study aims to assess the development of geometry knowledge of over two hundred students attending Basic Education course in three Schools of Education. Through a test with 21 questions, handed over before and after training in Geometry, students are assessed in a set of categories. The results reveal that although students demonstrate knowledge of elementary concepts at the outset, with percen...


Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica

Menezes, Luís; Serrazina, Maria de Lurdes; Fonseca, Lina; Ribeiro, António; Rodrigues, Margarida; Vale, Isabel; Barbosa, Ana; Caseiro, Ana; Martins, Ana

Este estudo quantitativo tem como objetivo avaliar o desenvolvimento do conhecimento de geometria de mais de duas centenas de estudantes do ensino superior a frequentar o curso de Educação Básica em três ESE. Através de um teste com 21 questões, passado antes e após a formação em Geometria, avaliaram-se os estudantes num conjunto de categorias. Os resultados revelam que, embora os estudantes manifestem conhecim...


Pattern problem solving tasks as a mean to foster creativity in mathematics

Vale, Isabel; Pimentel, Teresa; Cabrita, Isabel; Barbosa, Ana; Fonseca, Lina

In this report we explore the implications of some challenging pattern problem solving tasks in the development of mathematical ability and creativity of students (future teachers). Solving challenging tasks usually requires creative thinking and our recent work in a project about patterns in the teaching and learning of mathematics showed that patterns can give a positive contribution to the development of mat...


Capacidades transversais em educação em matemática

Cabrita, Isabel; Fonseca, Lina

Resumo não disponível.


Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ...

Borralho, António; Vale, Isabel; Pimentel, Teresa; Barbosa, Ana; Cabrita, Isabel; Barbosa, Elsa; Fonseca, Lina

Este livro centra-se na importância dos padrões no desenvolvimento curricular da Matemática no ensino básico, apresentando-se um conjunto de propostas de tarefas que contemplam temas matemáticos transversais ao três ciclos. Valoriza a exploração de padrões como meio de ajudar os alunos quer a desenvolver a sua competência matemática quer a apreciar as qualidades estéticas da disciplina, reforçando a perspetiva ...


Patterns in the city: a mathematics project

Vale, Isabel; Barbosa, Ana; Cunha, Elisabete; Cabrita, Isabel; Fonseca, Lina; Pimentel, Teresa

Resumo não disponível.


PADRÕES NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA: PRESENTE E FUTURO

Borralho, António; Vale, Isabel; Fonseca, Lina; Barbosa, Ana; Pimentel, Teresa; Cabrita, Isabel

O projecto “Matemática e padrões no ensino básico: perspectivas e experiências curriculares de alunos e professores” visa estudar o alcance de uma abordagem curricular centrada no estudo de padrões, no desenvolvimento do conhecimento matemático dos estudantes da escolaridade básica (JI-9) e na formação de professores. Nesta comunicação, analisaremos parte da componente teórica que diz respeito às orientações cu...


Padrões no currículo de matemática: presente e futuro

Vale, Isabel; Fonseca, Lina; Pimentel, Teresa; Borralho, António; Cabrita, Isabel; Barbosa, Ana

O projecto “Matemática e padrões no ensino básico: perspectivas e experiências curriculares de alunos e professores” visa estudar o alcance de uma abordagem curricular centrada no estudo de padrões, no desenvolvimento do conhecimento matemático dos estudantes da escolaridade básica (JI-9) e na formação de professores. Nesta comunicação, analisaremos parte da componente teórica que diz respeito às orientações cu...


Utilização dos blogues por docentes de ciências : um estudo exploratório

Fonseca, Lina Fernanda Cabral; Gomes, Maria João

A escola é mais do que um lugar de escolarização no sentido restrito devendo organizar-se e assumir-se como um espaço de educação, de preparação para a cidadania consciente, de combate às desigualdades sociais. Nesse sentido, cada vez são mais, e mais exigentes, as responsabilidades que, formal e informalmente a escola e os professores são chamados a assumir. Dentro deste espírito, a escola tem sido chamada a i...


9 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data







Tipo de Documento





Recurso






Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia