Encontrados 6 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica

Menezes, Luís; Serrazina, Maria de Lurdes; Fonseca, Lina; Ribeiro, António; Rodrigues, Margarida; Vale, Isabel; Barbosa, Ana; Caseiro, Ana; Martins, Ana

Este estudo quantitativo tem como objetivo avaliar o desenvolvimento do conhecimento de geometria de mais de duas centenas de estudantes do ensino superior a frequentar o curso de Educação Básica em três ESE. Através de um teste com 21 questões, passado antes e após a formação em Geometria, avaliaram-se os estudantes num conjunto de categorias. Os resultados revelam que, embora os estudantes manifestem conhecim...


A proposta de programa de matemática para o Ensino Básico: um recuo de décadas

Veloso, Graciosa; Brunheira, Lina; Rodrigues, Margarida

Este artigo teve como ponto de partida o parecer que o Domínio de Matemática da Escola Superior de Educação de Lisboa elaborou na fase de discussão pública da proposta de Programa de Matemática do Ensino Básico. Corresponde a uma análise que, não podendo ser exaustiva, procura tocar os vários temas matemáticos e outros aspetos curriculares que consideramos relevantes. Da leitura conjunta da proposta de Programa...


Analysing practice in preservice mathematics teacher education

Ponte, João Pedro da; Brunheira, Lina

This paper presents the case of a yearlong course based on fieldwork activities provided to secondary school mathematics preservice teachers, just before their student teaching practicum. The activities are a first experience in investigating professional practice—some concern the school as a whole, while others focus on the mathematics class. Using a qualitative and collaborative methodology, we discuss the im...



O trabalho do professor numa aula de investigação matemática

Ponte, João Pedro da; Oliveira, Hélia; Brunheira, Lina; Varandas, José Manuel; Ferreira, Catarina

Toda a actividade matemática rica envolve necessariamente trabalho investigativo, com o reconhecimento da situação, a formulação de questões, a formulação de conjecturas, o seu teste e refinamento e a argumentação, demonstração e avaliação do trabalho realizado. O presente artigo tem por base um estudo empírico cujo objectivo era caracterizar os papéis do professor em aulas onde os alunos realizam investigações...


Investigating mathematical investigations

Ponte, João Pedro da; Ferreira, Catarina; Brunheira, Lina; Oliveira, Hélia; Varandas, José Manuel

There are good reasons why we may involve the students in doing mathematics investigations. Recent curricula encourage this sort of activity but we notice that its application in the classroom is not a simple matter. We discuss the issues that arise when students are presented with investigative tasks, with special interest in the dynamics of the classroom and in the role of the teacher. Our aim is to derive su...


6 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento



Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia