Detalhes do Documento

Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica

Autor(es): Menezes, Luís cv logo 1 ; Serrazina, Maria de Lurdes cv logo 2 ; Fonseca, Lina cv logo 3 ; Ribeiro, António cv logo 4 ; Rodrigues, Margarida cv logo 5 ; Vale, Isabel cv logo 6 ; Barbosa, Ana cv logo 7 ; Caseiro, Ana cv logo 8 ; Martins, Ana cv logo 9 ; Loureiro, Cristina cv logo 10 ; Fernandes, Fátima cv logo 11 ; Veloso, Graciosa cv logo 12 ; Gomes, Helena cv logo 13 ; Brunheira, Lina cv logo 14 ; Almeida, Pedro cv logo 15 ; Tempera, Tiago cv logo 16

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/3528

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Conhecimento matemático; Geometria; Formação inicial de professores; Formação inicial de educadores


Descrição
Este estudo quantitativo tem como objetivo avaliar o desenvolvimento do conhecimento de geometria de mais de duas centenas de estudantes do ensino superior a frequentar o curso de Educação Básica em três ESE. Através de um teste com 21 questões, passado antes e após a formação em Geometria, avaliaram-se os estudantes num conjunto de categorias. Os resultados revelam que, embora os estudantes manifestem conhecimentos de conceitos elementares à partida, com percentagens em torno dos 70%, e evolução nas três escolas, com aumentos médios de 5%, revelam, ainda, aspetos críticos relativos a conceitos básicos contemplados no teste. ABSTRACT: This quantitative study aims to assess the development of geometry knowledge of over two hundred students attending Basic Education course in three Schools of Education. Through a test with 21 questions, handed over before and after training in Geometry, students are assessed in a set of categories. The results reveal that although students demonstrate knowledge of elementary concepts at the outset, with percentages of success above 70%, and evolution at the three schools, with an average increase of 5%, also reveal critical aspects related to basic concepts covered in the test.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia