Document details

Comunidade de prática: ambiente educativo emergente de desenvolvimento profissi...

Author(s): Gonçalves, Daniela cv logo 1 ; Ferreira, Ana Luísa cv logo 2 ; Nogueira, Isabel Cláudia cv logo 3 ; Quinta e Costa, Margarida cv logo 4 ; Silva, Maria Cristina Vieira da cv logo 5 ; Oliveira, Mónica cv logo 6 ; Ramalho, Rui cv logo 7

Date: 2013

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Tutoria digital; Desenvolvimento Profissional Docente; Supervisão Educativa; Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)


Description
Partindo do princípio que as comunidades de prática (CoP) são um ambiente educativo emergente que potencia o desenvolvimento profissional docente, é nosso propósito apresentar a comunidade de prática criada no âmbito do projeto Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Prática (TDSECP), com especial ênfase na promoção das capacidades de reflexão crítica e de problematização. No âmbito de uma supervisão educativa entre pares mediada pela tutoria digital e suportada por uma LMS, esta CoP carateriza-se como um espaço de experiência educacional que se desenvolve de forma dinâmica, interativa e flexível em função de um quadro de referência individual e de grupo. É neste contexto, e tendo em conta cinco domínios do conhecimento profissional do professor, que apresentaremos, a título de ilustração, alguns dos aspetos mais relevantes de diversas narrativas construídas até esta fase de implementação da CoP. Assuming communities of practice (CoP) as emerging educational environments that enhance teachers’ professional development, our purpose is to present the TDSECP (Digital Tutoring in Educational Supervision of Communities of Practice) with particular emphasis on promoting critical reflection and problem discussion abilities. In the scope of a peer educational supervision model intermediated by digital tutoring and supported by a LMS, the TDSECP can be characterized as an educational experience space, developing dynamically, interactively and flexibly in terms of individual and group reference frames. It is in this context that we present some of the most relevant aspects of several narratives constructed until this phase in CoP, considering five domains of teacher professional knowledge. Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar. pp. 1768-1772 Centro de Investigação Paula Frassinetti (CIPAF/ESEPF
Document Type Part of book or chapter of book
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU