Este estudo teve como objetivo caracterizar o efeito do envelhecimento posterior à meia-idade sobre a compreensão de frases. Operacionalizou-se esta etapa do envelhecimento comparando o desempenho de dois grupos etários, um integrando indivíduos com idades compreendidas entre os 40 e os 55 anos e outro incluindo indivíduos com idades compreendidas entre os 65 e 80 anos, numa tarefa de compreensão de frases por ...
Partindo do princípio que as comunidades de prática (CoP) são um ambiente educativo emergente que potencia o desenvolvimento profissional docente, é nosso propósito apresentar a comunidade de prática criada no âmbito do projeto Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Prática (TDSECP), com especial ênfase na promoção das capacidades de reflexão crítica e de problematização. No âmbito de uma sup...
In this paper is intended, in the context of expanding the scope of qualification of teachers who now include enabling joint for the double qualification for teaching in the contexts of the infant and junior range of Primary School favoring a greater range of levels and stages of education making possible the mobility of teachers, contributing to the clarification of the training profile of a double qualificati...
Neste artigo pretende-se, no contexto de alargamento dos domínios de habilitação do docente generalista que passa a incluir a habilitação conjunta para os 1º e 2º CEB e privilegiando uma maior abrangência de níveis e ciclos de ensino tornando possível a mobilidade dos docentes, assentando num discurso de formato testemunhal, contribuir para a clarificação do perfil formativo de um professor de dupla habilitação...
A mitose é o evento celular, através do qual uma células transmite uma cópias do seu DNA às células filhas. Este processo é mediado pelo fuso mitótico, o qual consiste numa rede bipolar microtubulos. A dinâmica dos microtubulos é regulada por proteínas associadas a estes (MAPs – Microtubule-Associated Proteins), tais como as proteínas associadas às extremidades positivas dos microtubulos (+TIPs – Plus-ends Trac...
O presente artigo resulta de uma investigação acerca dos contributos que a Educomunicação poderá dar à Educação Social, desenvolvida na Universidade Portucalense, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Educação Social, que nos permitiu concluir que a Educomunicação é um novo e importante campo para a Educação Social, que permitirá alargar os conhecimentos do Educador Social, assim com...
Um dos desafios da sociedade actual é a busca incessante pela criação, integração e disseminação das inovações e isto acontece nas mais variadas áreas como a financeira, artística, social. Analisando a nossa sociedade facilmente verificamos que a inovação social é principalmente desenvolvida no âmbito do terceiro sector. Muitas vezes surge a ideia de que a inovação social não emerge dentro das instituições, ma...
A presente dissertação apresenta uma análise das práticas inclusivas desenvolvidas num estabelecimento de ensino público, no concelho de Sintra. Inspira-se numa concepção que privilegia a mudança, a cooperação e a motivação face a actividades musicais activas e experimentais. Analisam-se, também, os aspectos científico-pedagógicos fundamentais para a viabilidade das práticas educacionais inclusivas realçan...
A Comunicação que agora se apresenta, decorre de uma experiência desenvolvida em contexto lúdico-pedagógico, durante um ano lectivo e tem como principais objectivos, quer motivar para a criatividade nos entrecruzares das sintaxes escrita e visual, em Língua Portuguesa, no quadro do « Projecto Expressividades – o Traço e a Palavra», quer promover o exercício (re)criativo sucessivo da leitura de palavras e imagen...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |