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Uma abordagem sistémica na Supervisão Educativa

Gonçalves, Daniela; Santos, Cristina; Quinta e Costa, Margarida

O estudo que aqui se apresenta centra-se no âmbito da formação inicial de professores e assenta no pressuposto de que o desenvolvimento profissional e pessoal das estagiárias se pode promover através do desenvolvimento das capacidades de reflexão crítica, sustentados na modelização sistémica, enquanto processo de (re)construção gradual de conhecimento, de transformação das práticas e dos contextos e de emancipa...


Comunidade de prática: ambiente educativo emergente de desenvolvimento profissi...

Gonçalves, Daniela; Ferreira, Ana Luísa; Nogueira, Isabel Cláudia; Quinta e Costa, Margarida; Silva, Maria Cristina Vieira da; Oliveira, Mónica

Partindo do princípio que as comunidades de prática (CoP) são um ambiente educativo emergente que potencia o desenvolvimento profissional docente, é nosso propósito apresentar a comunidade de prática criada no âmbito do projeto Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Prática (TDSECP), com especial ênfase na promoção das capacidades de reflexão crítica e de problematização. No âmbito de uma sup...


2.3 No laboratório, preparando magia para a hora do conto

Quinta e Costa, Margarida

Com este trabalho, queremos salientar a importância da “hora do conto” no desenvolvimento global da criança e do jovem propondo uma prática de animação da leitura. Ao contar histórias, criam-se condições para que quem ouve amplie o seu mundo simbólico e desenvolva a consciência das suas emoções. Além disso, a animação da leitura é uma atividade que contribui para a melhor compreensão de um texto, desenvolvendo ...


Escola como Sistema, Mundo de Vida e (re)organização: reptos à Supervisão Pedag...

Quinta e Costa, Margarida; Santos, Cristina; Gonçalves, Daniela; Ferraz, Fátima

Tal como Duncan Waite (1999), consideramos que a democratização da Supervisão pode promover o desenvolvimento da reflexidade profissional de todos os intervenientes visando a melhoria da qualidade do sistema de ensino. Neste sentido, as estruturas escolares e o processo de comunicação entre os membros da comunidade educativa devem interagir visando uma maior participação. Todos devem questionar, reflectir e man...


Contextos e Práticas – A experimentação acompanha o Currículo

Quinta e Costa, Margarida

“Contextos e Práticas Educativas” é um projecto que visa implementar a experimentação das Ciências Físicas e Naturais tendo por base o desenvolvimento da autonomia na aprendizagem, a construção cooperativa do conhecimento e a interdependência das várias áreas do saber para a promoção da literacia científica. Mediante a apresentação de breves descrições de práticas realizadas no Jardim-de-Infância e em salas do ...


Expectativas e concretizações das ciências físicas e naturais

Quinta e Costa, Margarida

Sendo a educação um factor determinante no desenvolvimento de qualquer sociedade, não é menos verdade que o gosto pela investigação e a postura científica nos processos de ensino/aprendizagem na área das Ciências Físicas e Naturais são essenciais à mudança das práticas curriculares e das dinâmicas de trabalho na sala de aula. Como tal, a utilização do método experimental é decisiva para a construção efectiva do...


Cancro, stress, reciclagem

Quinta e Costa, Margarida

p. 115-119


Caracterização da prática das Ciências no Ensino Básico – 1º Ciclo

Ferreira, Vera; Rosa, Maria João; Quinta e Costa, Margarida

Com as Reformas Curriculares do 1º Ciclo do Ensino Básico, o Ensino Experimental das Ciências tem vindo a ser implementado como metodologia de desenvolvimento da área do Estudo do Meio e, indirectamente, de todas as outras áreas, favorecendo no aluno a construção do seu próprio conhecimento.Neste contexto, o professor deverá criar ambientes propícios à aprendizagem e desenvolver, com as suas práticas, as compet...


Não basta Germinar…

Quinta e Costa, Margarida; Costa, Maria da Graça

A germinação de sementes costuma constituir uma actividade proporcionada nos Jardim-de-infância que pode ser usada, quando enquadrada, numa metodologia de descoberta para promover oportunidades de aprendizagem. O pensamento científico pode ser treinado e estimulado, permitindo à criança organizar o conhecimento, criando a necessidade de pesquisar e desenvolvendo a capacidade de resolver problemas. O papel do ed...


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