Encontrados 33 documentos, a visualizar página 1 de 4

Ordenado por Data

Cell-free layer (CFL) measurements in complex geometries: contractions and bifu...

Novais, Susana; Pinho, Diana; Bento, David; Pinto, Elmano; Yaginuma, Tomoko; Fernandes, Carla S.; Garcia, Valdemar; Pereira, Ana I.; Lima, José

In this chapter we discuss the cell-free layer (CFL) developed adjacent to the wall of microgeometries containing complex features representative of the microcirculation, such as contractions, expansions, bifurcations and confluences. The microchannels with the different geometries were made of polydimethylsiloxane (PDMS) and we use optical techniques to evaluate the cell-free layer for red blood cells (RBC) su...

Data: 2014   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

A degenerate pair of primers for simultaneous detection of four alphaand betane...

Varanda, Carla; Cardoso, Joana M.S.; Oliveira, Mônica; Oliveira, Solange; Clara, Maria Ivone; Félix, Maria Rosário

The high infection levels due to Olive latent virus 1 (OLV-1), Olive mild mosaic virus (OMMV) (alphanecrovirus) and Tobacco necrosis virus D (TNV-D) (betanecrovirus) in Portuguese olive orchards prompted us to develop a rapid PCR-based assay for the simultaneous detection of these viruses aimed at the sanitary selection and marketing of plant material in compliance with European Union regulations. A pair of deg...


Comunidade de prática: ambiente educativo emergente de desenvolvimento profissi...

Gonçalves, Daniela; Ferreira, Ana Luísa; Nogueira, Isabel Cláudia; Quinta e Costa, Margarida; Silva, Maria Cristina Vieira da; Oliveira, Mónica

Partindo do princípio que as comunidades de prática (CoP) são um ambiente educativo emergente que potencia o desenvolvimento profissional docente, é nosso propósito apresentar a comunidade de prática criada no âmbito do projeto Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Prática (TDSECP), com especial ênfase na promoção das capacidades de reflexão crítica e de problematização. No âmbito de uma sup...


Ilustração : diálogo entre arte e educação

Oliveira, Mónica; Silva, Brigite

A ilustração atual desempenha um papel vital na construção da cultura visual, tendo adquirido uma preponderância através da pluralidade de imagens, temas, estilos, formas de representar que incitam a novas formas de interpretar e refletir visualmente o mundo em que vivemos. Na atualidade, o livro ilustrado, como meio de comunicação artística, torna-se um objeto educativo incontornável, quer pelo valor das exper...


Una imagen sobre la educación artística en la actualidad

Oliveira, Mónica; Silva, Brigite

Es innegable la importancia de la Expresión Plástica en el crecimiento global del niño, con todo, intervinientes en el proceso didáctico y muchos teóricos consideran que el arte en la educación se encuentra en una posición menospreciada (BARBOSA, 2001, 2002; EFLAND, 2002, 2004; HERNÁNDEZ, 2000; MARTINS, 2002; LÓPEZ GARCÍA, 2003; OLIVEIRA et al., 2004; WAGNER, 2001). Estas consideraciones llevan a cuestionar ...



Temporal dynamics of pain smile

De Sousa, Cristina; Simões, Teresa; Oliveira, Monica; Duarte, Ana Catarina

In temporal dynamics of facial expressions it has been suggested that fake and genuine expressions may be distinguished mostly through differences in their temporal pattern. Smiles with onsets and offsets longer and apex of brief duration are considered genuine smiles. Smiles with onsets and offsets more briefer and long apex duration are considered faked smiles. Using video recordings of facial pain expression...


Cursos de educação e formação : Contextos, trajetórias e dinâmicas de alunos – ...

Oliveira, Mónica Alexandra Leite Carvalho

A presente investigação tem como finalidade conhecer os contextos, trajetórias escolares e dinâmicas juvenis de alunos que frequentam os Cursos de Educação e Formação na Escola Secundária Infante D. Henrique, no Porto. Neste prisma, o estudo tem como foco central os alunos que integram os Cursos de Educação e Formação. O insucesso escolar e abandono escolar precoce comportam, atualmente, números preocupantes. N...


Contribuição da formação continuada na melhoria da prática docente : uma perspe...

Oliveira, Mônica Tavares de

Esta pesquisa, cujo referencial metodológico é predominantemente de cunho qualitativo, com participação ativa do pesquisador e dos sujeitos abordados, teve como objetivo identificar os fatores que motivam os educadores a buscarem a continuidade da formação profissional e qual a contribuição dessa continuidade para o desenvolvimento de competências reflexivas, autônomas, críticas, políticas e humanas, e o aperfe...


Perfil dos profissionais que atuam na estratégia saúde da família participantes...

Soares, Gabriela Vieira; Esperandio, Evelin Gomes; Lima, Luís Francisco Ramos; Agostinho, Milena Rodrigues; Silva, Vanessa Schierholt; Harzheim, Erno

Data: 2011   |   Origem: OASIS br

33 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento






Recurso









Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia