Encontrados 39 documentos, a visualizar página 1 de 4

Ordenado por Data

A transdisciplinaridade como meio potenciador de reconhecimento de sentido(s): ...

Nogueira, Isabel Cláudia; Gonçalves, Daniela

Na formação inicial de professores, consideramos fundamental desafiar os futuros professores a conceber experiências de planificação de atividades de caráter transdisciplinar, naturalmente suportadas por conhecimento científico específico a cada disciplina, mas que revelem integração de saberes de distintos âmbitos disciplinares, atribuindo-lhes assim sentido(s). Com este texto, propomo-nos partilhar uma destas...


Práctica docente en la enseãnza universitaria, reflexión de saberes y aprendiza...

Gonçalves, Daniela; Víton António, María de Jesús

Comunicação no Congreso de la Sociedad Española de Estudios de la Comunicación Iberoamericana (SEECI) del 2014 http://www.seeci.net/congreso/DOCENCIA_3.pdf


Promoção do pensamento crítico no contexto do 1º ciclo do EB

Moura, Graça Maria Brito; Gonçalves, Daniela

Promoção do pensamento crítico no contexto do 1º ciclo do EB / Graça Maria Brito Moura, Daniela Gonçalves In: Pensamento crítico na educação: perspetivas atuais no panorama internacional [Em linha] / org. Rui Marques Vieira ... [et al.]. - Aveiro : UA Editora, 2014. - ISBN 978-972-789-424-6. - pp. 291-314


O Que Desencadeia o Sucesso em Alunos com Baixo Rendimento Escolar, no Projeto ...

Azevedo, Joaquim; Gonçalves, Daniela; Gonçalves, José Luís; Silva, Cristina; Nogueira, Isabel Cláudia; Sousa, Júlio; Moreira, Luísa Tavares

© Copyright – Escola Superior de Educação Paula Frassinetti; Universidade Católica Portuguesa - Porto


Uma abordagem sistémica na Supervisão Educativa

Gonçalves, Daniela; Santos, Cristina; Quinta e Costa, Margarida

O estudo que aqui se apresenta centra-se no âmbito da formação inicial de professores e assenta no pressuposto de que o desenvolvimento profissional e pessoal das estagiárias se pode promover através do desenvolvimento das capacidades de reflexão crítica, sustentados na modelização sistémica, enquanto processo de (re)construção gradual de conhecimento, de transformação das práticas e dos contextos e de emancipa...


Comunidade de prática: ambiente educativo emergente de desenvolvimento profissi...

Gonçalves, Daniela; Ferreira, Ana Luísa; Nogueira, Isabel Cláudia; Quinta e Costa, Margarida; Silva, Maria Cristina Vieira da; Oliveira, Mónica

Partindo do princípio que as comunidades de prática (CoP) são um ambiente educativo emergente que potencia o desenvolvimento profissional docente, é nosso propósito apresentar a comunidade de prática criada no âmbito do projeto Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Prática (TDSECP), com especial ênfase na promoção das capacidades de reflexão crítica e de problematização. No âmbito de uma sup...


Potencialidades Pedagógicas de Manuais Digitais – Representações de Professores...

Silva, Cristina Vieira; Gonçalves, Daniela; Nogueira, Isabel Cláudia

A utilização de manuais digitais (MD) no contexto educativo tem vindo a ganhar uma importância crescente nos cenários educativos do século XXI (cf. Reynolds (2011)). Se as potencialidades destes dispositivos pedagógicos recolhem consenso, persiste, na literatura e no terreno educacional, alguma discussão quanto ao uso generalizado dos MD (cf. Rodríguez e Montero (2012)). De forma a melhor compreender as per...


Recensiones del libro Diálogos con Raquel. Praxis pedagógicas y reflexión de sa...

Gonçalves, Daniela

O livro permite-nos conhecer, compreender e sentir uma experiência educativa de aproximação com o Outro, a partir da arte do diálogo que realiza uma verdadeira comunhão entre profissionais da educação. Este libro nos permite conocer, comprender y sentir una experiencia educativa de aproximación con el Otro, a partir del arte del diálogo que realiza una verdadera comunidad de profesionales de la educa...


História e Geografia em verso : a utilização da poesia na sala de aula

Gonçalves, Daniela de Sousa

A presente dissertação procurou salientar que, na iniciação à prática profissional, foi possível recorrer à composição literária em verso, a fim de proporcionar aos discentes um processo ensino-aprendizagem que no parecer dos mesmos se revelasse útil e simultaneamente permitisse incutir hábitos de leitura, enriquecendo deste modo o vocabulário em diferentes áreas do saber. Com efeito, procedeu-se ao esboço de o...


E-portefólios na construção da aprendizagem

Nogueira, Isabel Cláudia; Gonçalves, Daniela

Um e-portfolio é mais do que uma nova expressão do portfolio de formato tradicional para o formato digital: quando utilizado adequadamente, possibilita um tipo de programação com poder de explicitar e executar raciocínios, permitindo uma profunda reflexão sobre a dita pedagogia convencional. A utilização deste instrumento significa portanto a oportunidade de concretizar um novo paradigma educacional emergente, ...


39 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento








Recurso











Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia