Na formação inicial de professores, consideramos fundamental desafiar os futuros professores a conceber experiências de planificação de atividades de caráter transdisciplinar, naturalmente suportadas por conhecimento científico específico a cada disciplina, mas que revelem integração de saberes de distintos âmbitos disciplinares, atribuindo-lhes assim sentido(s). Com este texto, propomo-nos partilhar uma destas...
Comunicação no Congreso de la Sociedad Española de Estudios de la Comunicación Iberoamericana (SEECI) del 2014 http://www.seeci.net/congreso/DOCENCIA_3.pdf
Promoção do pensamento crítico no contexto do 1º ciclo do EB / Graça Maria Brito Moura, Daniela Gonçalves In: Pensamento crítico na educação: perspetivas atuais no panorama internacional [Em linha] / org. Rui Marques Vieira ... [et al.]. - Aveiro : UA Editora, 2014. - ISBN 978-972-789-424-6. - pp. 291-314
© Copyright – Escola Superior de Educação Paula Frassinetti; Universidade Católica Portuguesa - Porto
O estudo que aqui se apresenta centra-se no âmbito da formação inicial de professores e assenta no pressuposto de que o desenvolvimento profissional e pessoal das estagiárias se pode promover através do desenvolvimento das capacidades de reflexão crítica, sustentados na modelização sistémica, enquanto processo de (re)construção gradual de conhecimento, de transformação das práticas e dos contextos e de emancipa...
Partindo do princípio que as comunidades de prática (CoP) são um ambiente educativo emergente que potencia o desenvolvimento profissional docente, é nosso propósito apresentar a comunidade de prática criada no âmbito do projeto Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Prática (TDSECP), com especial ênfase na promoção das capacidades de reflexão crítica e de problematização. No âmbito de uma sup...
A utilização de manuais digitais (MD) no contexto educativo tem vindo a ganhar uma importância crescente nos cenários educativos do século XXI (cf. Reynolds (2011)). Se as potencialidades destes dispositivos pedagógicos recolhem consenso, persiste, na literatura e no terreno educacional, alguma discussão quanto ao uso generalizado dos MD (cf. Rodríguez e Montero (2012)). De forma a melhor compreender as per...
O livro permite-nos conhecer, compreender e sentir uma experiência educativa de aproximação com o Outro, a partir da arte do diálogo que realiza uma verdadeira comunhão entre profissionais da educação. Este libro nos permite conocer, comprender y sentir una experiencia educativa de aproximación con el Otro, a partir del arte del diálogo que realiza una verdadera comunidad de profesionales de la educa...
A presente dissertação procurou salientar que, na iniciação à prática profissional, foi possível recorrer à composição literária em verso, a fim de proporcionar aos discentes um processo ensino-aprendizagem que no parecer dos mesmos se revelasse útil e simultaneamente permitisse incutir hábitos de leitura, enriquecendo deste modo o vocabulário em diferentes áreas do saber. Com efeito, procedeu-se ao esboço de o...
Um e-portfolio é mais do que uma nova expressão do portfolio de formato tradicional para o formato digital: quando utilizado adequadamente, possibilita um tipo de programação com poder de explicitar e executar raciocínios, permitindo uma profunda reflexão sobre a dita pedagogia convencional. A utilização deste instrumento significa portanto a oportunidade de concretizar um novo paradigma educacional emergente, ...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |