Na formação inicial de professores, consideramos fundamental desafiar os futuros professores a conceber experiências de planificação de atividades de caráter transdisciplinar, naturalmente suportadas por conhecimento científico específico a cada disciplina, mas que revelem integração de saberes de distintos âmbitos disciplinares, atribuindo-lhes assim sentido(s). Com este texto, propomo-nos partilhar uma destas...
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Partindo do princípio que as comunidades de prática (CoP) são um ambiente educativo emergente que potencia o desenvolvimento profissional docente, é nosso propósito apresentar a comunidade de prática criada no âmbito do projeto Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Prática (TDSECP), com especial ênfase na promoção das capacidades de reflexão crítica e de problematização. No âmbito de uma sup...
A utilização de manuais digitais (MD) no contexto educativo tem vindo a ganhar uma importância crescente nos cenários educativos do século XXI (cf. Reynolds (2011)). Se as potencialidades destes dispositivos pedagógicos recolhem consenso, persiste, na literatura e no terreno educacional, alguma discussão quanto ao uso generalizado dos MD (cf. Rodríguez e Montero (2012)). De forma a melhor compreender as per...
Um e-portfolio é mais do que uma nova expressão do portfolio de formato tradicional para o formato digital: quando utilizado adequadamente, possibilita um tipo de programação com poder de explicitar e executar raciocínios, permitindo uma profunda reflexão sobre a dita pedagogia convencional. A utilização deste instrumento significa portanto a oportunidade de concretizar um novo paradigma educacional emergente, ...
O objectivo principal deste trabalho de investigação tutelado consiste na identificação e caracterização das práticas lectivas postas em prática no âmbito dum dos domínios temáticos da área disciplinar da Matemática no 1º Ciclo da escolaridade obrigatória – domínio das Grandezas e Medidas. Para a sua concretização, a) apresenta-se uma revisão sobre construção do conhecimento matemático e teorias de aprendizagem...
Espaços e tempos que privilegiem a análise, a discussão, a investigação, a argumentação e a reflexão – pilares essenciais do desenvolvimento pessoal e à participação democrática –, parecem (continuar a) não ter lugar na sala de aula de Matemática. A partir de uma exemplificação da aplicação de um modelo de análise de processos de instrução proposto pela perspectiva Onto-Semiótica da Cognição e Instrução Matemát...
p. 81-87
A Associação de Professores de Matemática subordinou o Ano Temático 2005/2006 ao tema Matemática e Tempo. Com esta iniciativa, pretendeu-se, entre outros aspectos, compreender melhor a estreita ligação que existe entre a Matemática e Tempo e, em particular, a influência que o Tempo temao nível da aprendizagem da Matemática e das práticas profissionais dos professores. É neste contexto que nos propomos apresenta...
A resolução de problemas engloba vários aspectos: a formulação e a proposta de problemas, a resolução de situações problemáticas, a verificação e a interpretação de resultados e a generalização de soluções. É um processo que privilegia o exercício do raciocínio e da comunicação, baseando-se na capacidade de pensar bem, isto é, propondo rigor lógico ao pensar «natural». Proporcionar às crianças e jovens contexto...
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