Descrição
Partindo do princípio que as comunidades de prática (CoP) são um ambiente educativo
emergente que potencia o desenvolvimento profissional docente, é nosso propósito apresentar a
comunidade de prática criada no âmbito do projeto Tutoria Digital na Supervisão Educativa de
Comunidades de Prática (TDSECP), com especial ênfase na promoção das capacidades de reflexão crítica
e de problematização. No âmbito de uma supervisão educativa entre pares mediada pela tutoria digital e
suportada por uma LMS, esta CoP carateriza-se como um espaço de experiência educacional que se
desenvolve de forma dinâmica, interativa e flexível em função de um quadro de referência individual e de
grupo. É neste contexto, e tendo em conta cinco domínios do conhecimento profissional do professor, que
apresentaremos, a título de ilustração, alguns dos aspetos mais relevantes de diversas narrativas
construídas até esta fase de implementação da CoP. Assuming communities of practice (CoP) as emerging educational environments that enhance
teachers’ professional development, our purpose is to present the TDSECP (Digital Tutoring in Educational
Supervision of Communities of Practice) with particular emphasis on promoting critical reflection and
problem discussion abilities. In the scope of a peer educational supervision model intermediated by digital
tutoring and supported by a LMS, the TDSECP can be characterized as an educational experience space,
developing dynamically, interactively and flexibly in terms of individual and group reference frames. It is in
this context that we present some of the most relevant aspects of several narratives constructed until this
phase in CoP, considering five domains of teacher professional knowledge. Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar. pp. 1768-1772 Centro de Investigação Paula Frassinetti (CIPAF/ESEPF