Descrição
O projecto de I&D DOLPHIN, pretende estudar o comportamento de navios amarrados no interior de portos, e tem como caso de estudo o Posto "A" do
Terminal de Petroleiros do Porto de Leixões. Este artigo apresenta alguns dos desenvolvimentos verificados até ao momento nas diferentes vertentes do projecto, nomeadamente: modelação física, modelação numérica e desenvolvimento de equipamento para a realização de medições em protótipo.
Ao nível da modelação física é dado destaque às fases de construção e calibração do modelo físico, e aos resultados já obtidos para algumas das condições testadas. As fases seguintes do estudo serão também apresentadas sumariamente.
Os progressos ao nível do desenvolvimento dos dois modelos numéricos para a simulação do comportamento de navios amarrados em portos são também
apresentados, fazendo-se referência às verificações intermédias de um deles, e à simulação do comportamento de um navio amarrado em zona exposta (sem obra de abrigo) no outro.
Por fim, será feita referência ao sistema de visão estereoscópica que se encontra a ser desenvolvido com o objectivo de medir os movimentos de um navio amarrado no Posto "A" do Porto de Leixões. Os resultados dos testes preliminares desse equipamento, em ambiente laboratorial, são também apresentados.