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Estudo do Comportamento de Navios Amarrados no Interior de um Porto

Autor(es): Francisco Taveira Pinto cv logo 1 ; Fernando Veloso Gomes cv logo 2 ; Paulo Rosa Santos cv logo 3 ; C. Guedes-Soares cv logo 4 ; N. Fonseca cv logo 5 ; A. Paço cv logo 6 ; J. A. Santos cv logo 7 ; António Paulo Moreira cv logo 8 ; Paulo Gomes Da Costa cv logo 9 ; Paulo Lima Malheiros cv logo 10 ; E. Brògueira Dias cv logo 11

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/68067

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto


Descrição
O projecto de I&D DOLPHIN, pretende estudar o comportamento de navios amarrados no interior de portos, e tem como caso de estudo o Posto "A" do Terminal de Petroleiros do Porto de Leixões. Este artigo apresenta alguns dos desenvolvimentos verificados até ao momento nas diferentes vertentes do projecto, nomeadamente: modelação física, modelação numérica e desenvolvimento de equipamento para a realização de medições em protótipo. Ao nível da modelação física é dado destaque às fases de construção e calibração do modelo físico, e aos resultados já obtidos para algumas das condições testadas. As fases seguintes do estudo serão também apresentadas sumariamente. Os progressos ao nível do desenvolvimento dos dois modelos numéricos para a simulação do comportamento de navios amarrados em portos são também apresentados, fazendo-se referência às verificações intermédias de um deles, e à simulação do comportamento de um navio amarrado em zona exposta (sem obra de abrigo) no outro. Por fim, será feita referência ao sistema de visão estereoscópica que se encontra a ser desenvolvido com o objectivo de medir os movimentos de um navio amarrado no Posto "A" do Porto de Leixões. Os resultados dos testes preliminares desse equipamento, em ambiente laboratorial, são também apresentados.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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