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Análise preliminar dos efeitos da alteração da cabeça do quebramar Norte de Lei...

Paulo Rosa Santos; Fernando Veloso Gomes; Francisco Taveira Pinto; E. Brògueira-Dias


NUMERICAL MODELLING OF WAVES INTERACTING WITH THE BREAKWATERS OF LEIXÕES HARBOU...

Maria Graça Neves; Maria Teresa Reis; Jorge Gadelho; Javier Lara; Francisco Taveira Pinto; Hugo Guedes Lopes; José Cabral


Sistema para a Medição dos Movimentos de um Navio Amarrado no Posto 'A' do Port...

Paulo Lima Malheiros; Paulo Rosa-Santos; Paulo Gomes Da Costa; António Paulo Moreira; Fernando Veloso Gomes; Francisco Taveira Pinto

The behavior of moored ships is an important factor in the security and working conditions of the Oil Terminal in the Port of Leixões. Reducing the amplitude of the moored ship motions is crucial to increase the on and off-loading operations efficiency as well as to reduce security and environmental risks. This paper presents a stereoscopic vision system developed to measure the motion of rigid bodies in real-t...


Sistema para a Medição dos Movimentos de um Navio Amarrado no Posto "A" do Port...

Paulo Lima Malheiros; Paulo Santos; Paulo Gomes Da Costa; António Paulo Moreira; Fernando Veloso Gomes; Francisco Taveira Pinto




Influência do atrito das defensas no comportamento de um navio amarrado para di...

Paulo Rosa Santos; Fernando Veloso Gomes; Francisco Taveira Pinto

Nesta comunicação analisa-se a influência do coeficiente de atrito na interface do casco do navio com as defensas, no comportamento de um navio petroleiro amarrado, para duas condições de pré-tensão nos cabos de amarração. A análise é efectuada com base nos resultados de testes em modelo físico do comportamento de um navio amarrado no Posto "A" do Terminal de Petroleiros do Porto de Leixões. Esses testes foram ...


Robust and real-time motion capture of rigid bodies based on stereoscopic vision

Paulo Lima Malheiros; Paulo Jorge Rosa-Santos; António Paulo Moreira; Paulo Gomes Da Costa; Fernando Veloso Gomes; Francisco Taveira Pinto

This paper presents a stereoscopic vision system developed to measure the motion of rigid bodies in real-time along its six degrees of freedom (6DOF). The idea was to use it in the measurement of the motions of a full-scale oil tanker moored at the oil terminal of the Port of Leixões, Portugal, in the scope of an R&D project. Prior to its installation on site the system was tested and validated in laboratory. F...


Monitorização da Qualidade da Água durante uma Empreitada de Dragagem do Porto ...

T. M. N. de Oliveira; Rui Boaventura; Francisco Taveira Pinto; Hugo Lopes; Fernando Veloso Gomes


Estudo do Comportamento de Navios Amarrados no Interior de um Porto

Francisco Taveira Pinto; Fernando Veloso Gomes; Paulo Rosa Santos; C. Guedes-Soares; N. Fonseca; A. Paço; J. A. Santos; António Paulo Moreira

O projecto de I&D DOLPHIN, pretende estudar o comportamento de navios amarrados no interior de portos, e tem como caso de estudo o Posto "A" do Terminal de Petroleiros do Porto de Leixões. Este artigo apresenta alguns dos desenvolvimentos verificados até ao momento nas diferentes vertentes do projecto, nomeadamente: modelação física, modelação numérica e desenvolvimento de equipamento para a realização de mediç...


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