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Real-time tracking system for a moored oil tanker: a kalman filter approach

Malheiros, Paulo; Rosa-Santos, Paulo; Gonçalves, José; Costa, Paulo; Moreira, António Paulo; Veloso-Gomes, Fernando; Taveira-Pinto, Francisco

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB


Análise preliminar dos efeitos da alteração da cabeça do quebramar Norte de Lei...

Paulo Rosa Santos; Fernando Veloso Gomes; Francisco Taveira Pinto; E. Brògueira-Dias


Sistema para a Medição dos Movimentos de um Navio Amarrado no Posto 'A' do Port...

Paulo Lima Malheiros; Paulo Rosa-Santos; Paulo Gomes Da Costa; António Paulo Moreira; Fernando Veloso Gomes; Francisco Taveira Pinto

The behavior of moored ships is an important factor in the security and working conditions of the Oil Terminal in the Port of Leixões. Reducing the amplitude of the moored ship motions is crucial to increase the on and off-loading operations efficiency as well as to reduce security and environmental risks. This paper presents a stereoscopic vision system developed to measure the motion of rigid bodies in real-t...


Influência do atrito das defensas no comportamento de um navio amarrado para di...

Paulo Rosa Santos; Fernando Veloso Gomes; Francisco Taveira Pinto

Nesta comunicação analisa-se a influência do coeficiente de atrito na interface do casco do navio com as defensas, no comportamento de um navio petroleiro amarrado, para duas condições de pré-tensão nos cabos de amarração. A análise é efectuada com base nos resultados de testes em modelo físico do comportamento de um navio amarrado no Posto "A" do Terminal de Petroleiros do Porto de Leixões. Esses testes foram ...


Estudo do Comportamento de Navios Amarrados no Interior de um Porto

Francisco Taveira Pinto; Fernando Veloso Gomes; Paulo Rosa Santos; C. Guedes-Soares; N. Fonseca; A. Paço; J. A. Santos; António Paulo Moreira

O projecto de I&D DOLPHIN, pretende estudar o comportamento de navios amarrados no interior de portos, e tem como caso de estudo o Posto "A" do Terminal de Petroleiros do Porto de Leixões. Este artigo apresenta alguns dos desenvolvimentos verificados até ao momento nas diferentes vertentes do projecto, nomeadamente: modelação física, modelação numérica e desenvolvimento de equipamento para a realização de mediç...


Comportamento de Navios Amarrados no Posto "A" do Porto de Leixões: Importância...

Paulo Rosa Santos; Fernando Veloso Gomes; Francisco Taveira Pinto; E. Brògueira Dias

The interactions between the ship, the mooring system, and the harbor basin are usually complex, with the moored ship having typically a non linear response to the environmental forcing actions. In this context, physical modeling plays an important role. However, in order to obtain reliable results and conclusions, it is essential that the main physical phenomena governing the response of the moored ships are a...


A Importância da Modelação Física como Tecnologia da Informação para a Engenhar...

Francisco Taveira Pinto; Hugo G. Lopes; Fernando Veloso Gomes; Paulo Rosa Santos


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