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Não tem, de facto, existido uma monitorização adequada do litoral. É uma falha ...

Fernando Veloso Gomes

Não tem, de facto, existido uma monitorização adequada do litoral. É uma falha muito grave do País. Erros cometidos a nível do ordenamento do território, com construções em zonas de risco e perda de valores ambientais e o não terem sido assumidos e mitigados os impactes negativos associáveis a importantes infraestruturas portuárias e energéticas, bem como questões institucionais, constituem um desafio permanent...


GUIA DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO. O CULMINAR DE UM CICLO DE PLANEAMENTO E ORDENAME...

Ana M. Morais Barroco; Fernando Veloso Gomes; Francisco Barreto Caldas; Nuno Cruz; Paulo Alves; Paulo Santos; Rii Figueiredo

Após ter na última década elaborado os Planos de Ordenamento da Orla Costeira e considerando que os novos desafios que se colocam à gestão integrada da zona costeira na Região Autónoma dos Açores (RAA) requerem a avaliação desta experiência, face aos novos paradigmas associados à prossecução dos objetivos de planeamento e de desenvolvimento sustentável, a Direção de Serviços do Ordenamento do Território (DSOT),...


Retirada Planeada de Áreas Edificadas em Zonas Costeiras em Risco

Fernando Veloso Gomes; Manuela Oliveira

A exposição de comunidades e aglomerados edificados a situações de elevado risco costeiro, é um dos problemas identificados em muitos países. Estando a génese desses riscos associada a fatores múltiplos, naturais e antropogénicos, esta problemática deve ser abordada considerando dimensões técnicas, económicas e sociais. Frequentemente as populações em causa dependem economicamente, há gerações, de atividades li...


O Manual de Intervenções no Litoral da Região Autónoma dos Açores

Fernando Veloso Gomes; Francisco B. Caldas; Paulo Santos; Rui Figueiredo

O Projeto LITOMAC (Cooperação e Sinergias no Estabelecimento e Planeamento Sustentável das Zonas Litorais da Região da Macaronésia), de que fazem parte os arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Canárias, apresenta como objetivo principal "o estabelecimento de faixas litorais definidas em função de um conjunto de variáveis ambientais e territoriais, adaptadas à singularidade de cada uma das ilhas, constituind...


Alterações climáticas, variabilidade climática e ações antropogénicas nas zonas...

Fernando Veloso Gomes; Álvaro Silva

Após um breve enquadramento da temática são enunciados os principais fatores e causas (naturais e antropogénicas) associáveis às dinâmicas costeiras e aos fenómenos erosivos. Destacam-se: Ações das ondas e das vagas, marés astronómicas e meteorológicas, correntes com diversas origens, ventos, instabilidade de arribas e taludes, fluxos fluviais de água e sedimentos, dragagens e extração de sedimentos, dragagens ...


Manual de Intervenções no Litoral da Região Autónoma dos Açores

Fernando Veloso Gomes; Francisco Barreto Caldas; Paulo Talhadas Santos; Rui Figueiredo

O Manual de Intervenções no Litoral da Região Autónoma dos Açores, enquadra-se no âmbito do Projeto LITOMAC – Cooperação e Sinergias no Estabelecimento e Planeamento Sustentável das Zonas Litorais da Região da Macaronésia, integrado no Programa PCT-MAC 2007-2013. É dirigido a um público-alvo que inclui os técnicos de planeamento, ordenamento e outros que trabalhem sobre questões localizadas na orla costei...


Análise preliminar dos efeitos da alteração da cabeça do quebramar Norte de Lei...

Paulo Rosa Santos; Fernando Veloso Gomes; Francisco Taveira Pinto; E. Brògueira-Dias


Sistema para a Medição dos Movimentos de um Navio Amarrado no Posto 'A' do Port...

Paulo Lima Malheiros; Paulo Rosa-Santos; Paulo Gomes Da Costa; António Paulo Moreira; Fernando Veloso Gomes; Francisco Taveira Pinto

The behavior of moored ships is an important factor in the security and working conditions of the Oil Terminal in the Port of Leixões. Reducing the amplitude of the moored ship motions is crucial to increase the on and off-loading operations efficiency as well as to reduce security and environmental risks. This paper presents a stereoscopic vision system developed to measure the motion of rigid bodies in real-t...


Sistema para a Medição dos Movimentos de um Navio Amarrado no Posto "A" do Port...

Paulo Lima Malheiros; Paulo Santos; Paulo Gomes Da Costa; António Paulo Moreira; Fernando Veloso Gomes; Francisco Taveira Pinto


Influência do atrito das defensas no comportamento de um navio amarrado para di...

Paulo Rosa Santos; Fernando Veloso Gomes; Francisco Taveira Pinto

Nesta comunicação analisa-se a influência do coeficiente de atrito na interface do casco do navio com as defensas, no comportamento de um navio petroleiro amarrado, para duas condições de pré-tensão nos cabos de amarração. A análise é efectuada com base nos resultados de testes em modelo físico do comportamento de um navio amarrado no Posto "A" do Terminal de Petroleiros do Porto de Leixões. Esses testes foram ...


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