Document details

Guião de Educação Género e Cidadania. 2º ciclo do ensino básico

Author(s): Pomar, Clarinda cv logo 1 ; Balça, Ângela cv logo 2 ; Fialho Conde, Antónia cv logo 3 ; Magalhães, Olga cv logo 4 ; Martos Garcia, Aitana cv logo 5 ; Martos Garcia, Alberto cv logo 6 ; Nogueira, Conceição cv logo 7 ; Vieira, Cristina cv logo 8 ; Saavedra, Luísa cv logo 9 ; Silva, Paula cv logo 10 ; Tavares, Teresa-Cláudia cv logo 11

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/7869

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Género; Cidadania; Igualdade de Género; Educação; Ensino Básico


Description
Esta publicação visa não só enriquecer os recursos pedagógicos disponíveis para as e os docentes do 2º ciclo do ensino básico, mas sobretudo motivar para o desenvolvimento de práticas sensíveis ao género que favoreçam a eliminação gradual dos estereótipos de género e promovam a construção de uma cidadania plena, na escola e na sociedade. A sua estrutura basilar compreende uma parte com um enquadramento teórico e uma parte com propostas de atividades práticas. A componente teórica inclui um capítulo sobre “Género e Cidadania”, um capítulo sobre “Género e Currículo” e um capítulo sobre a “Transversalidade do Género na Intervenção Educativa”. As propostas de intervenção educativa foram organizadas em redor de três temáticas: “Género e as práticas lúdicas dos tempos livres”, “Género, história e património” e “Género e as personagens na literatura”. Estas temáticas foram selecionadas tendo em conta algumas das dimensões da vida das crianças e jovens desta faixa etária onde se revele pertinente a problematização da igualdade de género.
Document Type Book
Language Portuguese
Editor(s) Pomar, Clarinda
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU