Várias têm sido as abordagens acerca do ensino jesuítico e da sua contribuição para o atraso da cultura científica em Portugal, atraso, segundo alguns autores, apenas ultrapassado com a reforma pombalina do ensino, dando a conhecer obras e autores que há muito circulavam na Europa, enquanto em Portugal se prolongara a influência da filosofia escolástica. Essa reforma significaria a introdução da Química e da Fí...
The question of mobility in architecture or engineering is an ancient process that grows with the rise of the professional group. History testifies several forms of this mobility (migration, emigration, mission, availability) and with a direct relationship to the importance of the professional status or the power of political and economic institutions (public, private, military and civilian, secular and reli...
Efetivaram-se grandes mudanças na produção e narrativa históricas nas últimas décadas, que reconhecem a historicidade das construções sociais e as suas implicações em termos políticos, nas formas de poder (implicando estas últimas uma intrínseca relação com o domínio do conhecimento) e nas formas de olhar propiciadas por uma nova sensibilidade historiográfica desocultando a paridade. Esta tendência transmite ta...
Recriação gráfica da evolução do complexo arquitectónico que constituiu a Universidade de Évora desde a construção do primeiro Colégio até às campanhas realizadas no século XVIII, apostando no cruzamento de abordagens científicas complementares: a História, a História da Arte e a Arquitectura.
Abordagem ao património construído de matriz católica-cristã do actual concelho de Reguengos de Monsaraz, a que se deu o enquadramento histórico com base essencialmente no Livro da Visitação do Bispado de Évora de 1534 e nas Memórias Paroquiais de 1758.
Esta publicação visa não só enriquecer os recursos pedagógicos disponíveis para as e os docentes do 2º ciclo do ensino básico, mas sobretudo motivar para o desenvolvimento de práticas sensíveis ao género que favoreçam a eliminação gradual dos estereótipos de género e promovam a construção de uma cidadania plena, na escola e na sociedade. A sua estrutura basilar compreende uma parte com um enquadramento teórico...
Resumo Uma das instituições com maior reconhecimento cultural no período de Quinhentos que Évora conheceu foi o Colégio dos Meninos do Coro, intrinsecamente ligado à famosa e já estudada Escola de Música da Sé de Évora. Efectivamente, o projecto de formação e instrução dos educandos da instituição passava pela grande importância dada à Música, possibilitando o surgir de reconhecidos nomes no panorama musical n...
O livro visa expor a maneira como uma comunidade monástica feminina de raíz medieval enfrentou os desafios do período moderno, especialmente depois de Trento, afirmando-se no contexto local e nacional. É feita uma análise do quotidiano monástico, partindo da prefiguração da Regra de S. Bento e das Constituições da Ordem de Cister bem assim como das directrizes saídas dos Capítulos e Juntas, com especial incidên...
Diverse perspectives of the South of Portugal from de regard of european travelers since the roman period.
A partir do Regimento do Aqueduto da Água de Prata de 1606, o texto pretende explorar a riqueza e pluralidade de elementos que o documento oferece para a a percepção da vida quotidina na cidade de Évora no século XVII, enquanto instrumento de trabalho relevante no contexto da sala de aula de História nos ensinos básico e secundário.
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |