Em Portugal, o processo de escolha e adopção de manuais didácticos é uma tarefa que compete aos professores, em cada agrupamento escolar e relativamente a cada área disciplinar. A comunicação visa explicitar os critérios e constrangimentos legais existentes e apresentar dados relativos à forma como professores de História realizam as suas opções por manuais didácticos. Trata-se de dados preliminares de um estud...
Recentemente foi publicada em Portugal uma coleção de livros, em seis volumes, dirigida a um público infanto-juvenil, que se anuncia como um instrumento “familiar” para a divulgação da História de Portugal. Lançada a um preço apelativo (1€ por volume), “a História de Portugal para os mais novos é uma coleção com ilustrações apelativas, para ser lida e relida em família. E com uma linguagem muito acessível, a pe...
En Portugal, el proceso de elección de manuales didácticos es una tarea que compete a los profesores. Este texto pretende especificar los criterios y obligaciones legales existentes y presentar datos relativos a la forma como los profesores de Historia realizan sus elecciones entre los manuales didácticos. Se trata de datos preliminares de un estudio que busca comprender las motivaciones y criterios que imperan...
Efetivaram-se grandes mudanças na produção e narrativa históricas nas últimas décadas, que reconhecem a historicidade das construções sociais e as suas implicações em termos políticos, nas formas de poder (implicando estas últimas uma intrínseca relação com o domínio do conhecimento) e nas formas de olhar propiciadas por uma nova sensibilidade historiográfica desocultando a paridade. Esta tendência transmite ta...
Esta publicação visa não só enriquecer os recursos pedagógicos disponíveis para as e os docentes do 2º ciclo do ensino básico, mas sobretudo motivar para o desenvolvimento de práticas sensíveis ao género que favoreçam a eliminação gradual dos estereótipos de género e promovam a construção de uma cidadania plena, na escola e na sociedade. A sua estrutura basilar compreende uma parte com um enquadramento teórico...
No âmbito do Projeto Hicon – consciência histórica: teoria e práticas II (projeto financiado pela FCT - PTDC/CED/72623/2006), foi proposto a estudantes de duas turmas da 10ª série do ensino médio noturno do Colégio Estadual do Paraná (Curitiba), que contassem a história das relações entre o Brasil e Portugal. Participaram neste estudo exploratório 30 estudantes, com idades entre os 14 e os 17 anos. Uma primeira...
No desenvolvimento das suas atividades de ensino e investigação, o Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora tem promovido a realização de diferentes cursos de mestrado, dando origem a múltiplas dissertações que são testemunho do trabalho levado a cabo no e pelo Departamento para o desenvolvimento do conhecimento científico na área da educação cujos resultados importa difundir. A realizaçã...
Neste texto, pretendemos analisar e compreender o contributo dos livros para crianças e para jovens, editados à sombra das comemorações dos 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil, na divulgação e no conhecimento da História dos dois países. Os livros para os mais novos foram, ao longo do tempo, um veículo de divulgação histórica, através dos quais crianças e jovens tomavam contacto com heróis,...
Neste texto, pretendemos analisar e compreender o contributo dos livros para crianças e para jovens, editados à sombra das comemorações dos 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil, na divulgação e no conhecimento da História dos dois países. Os livros para os mais novos foram, ao longo do tempo, um veículo de divulgação histórica, através dos quais crianças e jovens tomavam contacto com heróis,...
A Saúde é uma área de grande interesse para a sociedade, detendo, consequentemente, elevado valor de noticiabilidade junto dos media. No entanto, é um campo mediático ainda pouco estudado em Portugal, sendo escassos os trabalhos sobre as fontes que agem neste terreno e sobre a capacidade destas influenciarem a cobertura mediática da Saúde. Usando uma abordagem essencialmente quantitativa, este trabalho tenta id...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |