Encontrados 18 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Em torno da escolha do manual didático de História: opções de professores

Magalhães, Olga

Em Portugal, o processo de escolha e adopção de manuais didácticos é uma tarefa que compete aos professores, em cada agrupamento escolar e relativamente a cada área disciplinar. A comunicação visa explicitar os critérios e constrangimentos legais existentes e apresentar dados relativos à forma como professores de História realizam as suas opções por manuais didácticos. Trata-se de dados preliminares de um estud...


História para os mais novos?

Magalhães, Olga; Barca, Isabel

Recentemente foi publicada em Portugal uma coleção de livros, em seis volumes, dirigida a um público infanto-juvenil, que se anuncia como um instrumento “familiar” para a divulgação da História de Portugal. Lançada a um preço apelativo (1€ por volume), “a História de Portugal para os mais novos é uma coleção com ilustrações apelativas, para ser lida e relida em família. E com uma linguagem muito acessível, a pe...


Sobre la elección del manual didáctico de Historia.

Magalhães, Olga

En Portugal, el proceso de elección de manuales didácticos es una tarea que compete a los profesores. Este texto pretende especificar los criterios y obligaciones legales existentes y presentar datos relativos a la forma como los profesores de Historia realizan sus elecciones entre los manuales didácticos. Se trata de datos preliminares de un estudio que busca comprender las motivaciones y criterios que imperan...


Intervenção Educativa: Género, História e Património

Fialho Conde, Antónia; Magalhães, Olga

Efetivaram-se grandes mudanças na produção e narrativa históricas nas últimas décadas, que reconhecem a historicidade das construções sociais e as suas implicações em termos políticos, nas formas de poder (implicando estas últimas uma intrínseca relação com o domínio do conhecimento) e nas formas de olhar propiciadas por uma nova sensibilidade historiográfica desocultando a paridade. Esta tendência transmite ta...


Guião de Educação Género e Cidadania. 2º ciclo do ensino básico

Pomar, Clarinda; Balça, Ângela; Fialho Conde, Antónia; Magalhães, Olga; Martos Garcia, Aitana; Martos Garcia, Alberto; Nogueira, Conceição

Esta publicação visa não só enriquecer os recursos pedagógicos disponíveis para as e os docentes do 2º ciclo do ensino básico, mas sobretudo motivar para o desenvolvimento de práticas sensíveis ao género que favoreçam a eliminação gradual dos estereótipos de género e promovam a construção de uma cidadania plena, na escola e na sociedade. A sua estrutura basilar compreende uma parte com um enquadramento teórico...


Relações Portugal/Brasil - ideias de estudantes brasileiros

Magalhães, Olga

No âmbito do Projeto Hicon – consciência histórica: teoria e práticas II (projeto financiado pela FCT - PTDC/CED/72623/2006), foi proposto a estudantes de duas turmas da 10ª série do ensino médio noturno do Colégio Estadual do Paraná (Curitiba), que contassem a história das relações entre o Brasil e Portugal. Participaram neste estudo exploratório 30 estudantes, com idades entre os 14 e os 17 anos. Uma primeira...


I Jornadas de Investigação em Educação

Magalhães, Olga; Folque, Assunção

No desenvolvimento das suas atividades de ensino e investigação, o Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora tem promovido a realização de diferentes cursos de mestrado, dando origem a múltiplas dissertações que são testemunho do trabalho levado a cabo no e pelo Departamento para o desenvolvimento do conhecimento científico na área da educação cujos resultados importa difundir. A realizaçã...


Das estórias e da história – Foi quando a família real chegou… e 1808

Balça, Ângela; Magalhães, Olga

Neste texto, pretendemos analisar e compreender o contributo dos livros para crianças e para jovens, editados à sombra das comemorações dos 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil, na divulgação e no conhecimento da História dos dois países. Os livros para os mais novos foram, ao longo do tempo, um veículo de divulgação histórica, através dos quais crianças e jovens tomavam contacto com heróis,...


Das estórias e da História – Foi quando a família real chegou… e 1808

Balça, Ângela; Magalhães, Olga

Neste texto, pretendemos analisar e compreender o contributo dos livros para crianças e para jovens, editados à sombra das comemorações dos 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil, na divulgação e no conhecimento da História dos dois países. Os livros para os mais novos foram, ao longo do tempo, um veículo de divulgação histórica, através dos quais crianças e jovens tomavam contacto com heróis,...


Comunicação de saúde e fontes : o caso da Faculdade de Medicina da Universidade...

Magalhães, Olga Estrela

A Saúde é uma área de grande interesse para a sociedade, detendo, consequentemente, elevado valor de noticiabilidade junto dos media. No entanto, é um campo mediático ainda pouco estudado em Portugal, sendo escassos os trabalhos sobre as fontes que agem neste terreno e sobre a capacidade destas influenciarem a cobertura mediática da Saúde. Usando uma abordagem essencialmente quantitativa, este trabalho tenta id...


18 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data









Tipo de Documento








Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia