Encontrados 9 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning : perceções dos estudantes d...

Vieira, Cristina Pereira; Moreira, J. António; Sousa, Lúcio; Costa, Paulo

As dinâmicas comunicacionais que emergem da cultura digital, no contexto do e-learning, têm-nos levado a refletir sobre a criação de novos cenários de ensino-aprendizagem. A nossa experiência docente, numa instituição de Ensino a Distância - Universidade Aberta - tem contribuído não só para essa reflexão, mas também para a perceção da necessidade de acionar uma dinâmica de ensino baseada na investigação que nos...


Comunicação em ambientes online de aprendizagem : a percepção de estuantes de c...

Vieira, Cristina Pereira; Moreira, J. António; Costa, Paulo

Os ambientes online e as comunidades de aprendizagem, parecem estar a modificar as estruturas institucionalizadas de criação e disseminação de conhecimento, surgindo como um complemento às formas pré-existentes de aprendizagem organizacional. Nestes ambientes e comunidades, a base do processo de construção do conhecimento assenta na interação social. Tomando como referência a nossa experiência de docência, numa...


Dilemmas of girls and women in engineering : a study in Portugal

Saavedra, Luísa; Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Taveira, Maria do Céu; Vieira, Cristina C.

The reason that girls and women withdraw from science and technology education and careers has been a universal concern in the social sciences. This study investigated how gendered constructions of identity are translated into the barriers and fears that female students and professional women experience in decision-making about their careers. We conducted interviews with 63 girls and 39 women in academic and pr...


Guião de Educação Género e Cidadania. 2º ciclo do ensino básico

Pomar, Clarinda; Balça, Ângela; Fialho Conde, Antónia; Magalhães, Olga; Martos Garcia, Aitana; Martos Garcia, Alberto; Nogueira, Conceição

Esta publicação visa não só enriquecer os recursos pedagógicos disponíveis para as e os docentes do 2º ciclo do ensino básico, mas sobretudo motivar para o desenvolvimento de práticas sensíveis ao género que favoreçam a eliminação gradual dos estereótipos de género e promovam a construção de uma cidadania plena, na escola e na sociedade. A sua estrutura basilar compreende uma parte com um enquadramento teórico...


Condições necessárias e suficientes para escolher ou não escolher as engenharia...

Saavedra, Luísa; Loureiro, Telma; Silva, Ana Daniela; Faria, Liliana; Ferreira, Sara; Taveira, Maria do Céu; Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro

Este estudo pretende ser um contributo para o conjunto de trabalhos que têm procurado explicar porque um número elevado de raparigas continuam a não escolher determinados ramos da Engenharia e das Ciências. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a 102 participantes, desde o Ensino Básico a profissionais, que foram analisadas através da Análise Temática. Esta permitiu evidenciar as principais razões de a...


(A) simetrias de género no acesso às Engenharias e Ciências no Ensino Superior ...

Saavedra, Luísa; Vieira, Cristina Maria; Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Faria, Liliana; Silva, Ana Daniela; Loureiro, Telma

Tendo em conta que a maior parte das informações sobre a feminização do Ensino Superior em Portugal é geralmente apresentada por grandes áreas de formação, pretendemos, neste artigo, avaliar a frequência de rapazes e raparigas, as médias de candidatura ao Ensino Superior, bem como a opção de candidatura ao Ensino Superior em determinados cursos que integram as áreas habitualmente designadas de “Ciências, Matemá...



Mechanical Characterisation of Natural Reinforced Plastics

Pedro Vieira; Cristina Romão; António Torres Marques; José Luís Soares Esteves


Viagem pelo universo feminino de A Esmeralda Partida de Fernando Campos : o rom...

Vieira, Cristina Maria da Costa

Após uma introdução ao romance histórico (Problematização, génese, evolução, modalidades na contemporaneidade), A Esmeralda Partida de Fernando Campos é devidamente enquadrada no contexto da obra deste autor contemporâneo. A obra supracitada é o romance histórico de Fernando Campos onde o universo feminino tem um peso estrutural mais relevante. A exploração literária e a riqueza dos elementos e personagens femi...


9 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data







Tipo de Documento





Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia