Encontrados 32 documentos, a visualizar página 1 de 4

Ordenado por Data

Letteratura portoghese per l'infanzia e la gioventù. In Linee europee di letter...

Pires, Maria da Natividade; Balça, Ângela

The chapter on children’s literature in Portugal is organised in two parts. The first from 1945 to 1974 and the second from 1975 to 2011. The main reason for this organization is related to the social and cultural changes which have resulted from the policy change, caused by the revolution of April 25th, 1974, putting out the political regime of the “New State”. The change from a totalitarian regime, which adv...


Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para form...

Bortolanza, Ana Maria; Balça, Ângela

A qualidade do ensino e da aprendizagem no Ensino Superior está diretamente relacionada à formação leitora na universidade. Esta é a principal justificativa desta pesquisa quali-quantitativa de pós-doutorado, que descreve o perfil-leitor de universitários ingressantes no curso de Pedagogia de duas universidades brasileiras: Universidade Estadual Paulista (UNESP – São Paulo) e a Universidade Federal de Uberlândi...


O modelo de avaliação de bibliotecas escolares em Portugal. In Ensino em Re-Vista

Balça, Ângela; Fonseca, Maria Adelina

No ano de 1996, em Portugal, foi lançado o Programa da Rede de Bibliotecas Escolares, que tinha como grande objetivo dotar todas as escolas, de todos os níveis de ensino, com uma biblioteca escolar. Pouco mais de dez anos volvidos, e depois de uma fase de implementação em todo o país das bibliotecas escolares, novos passos foram dados – em 2008, lançou-se um Modelo de avaliação das bibliotecas escolares e, em 2...


Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores

Balça, Ângela; Pires, Maria da Natividade

Tentamos, assim, neste livro, sistematizar a criação na literatura infantil e juvenil portuguesa das últimas décadas e apresentar algumas reflexões teóricas que contribuam para que os educadores, de uma forma geral, se deixem aliciar pelos textos, mobilizando também as crianças e os jovens para os jogos de sedução da literatura, com a capacidade de o fazerem de forma consciente e criativa e não num processo de ...


A leitura de literatura – algumas reflexões no contexto educativo português. In...

Balça, Ângela

A leitura e o seu papel na sociedade do século XXI têm sido tema e objecto de inúmeros encontros científicos, de incontáveis artigos em publicações tanto especializadas como de grande divulgação. Investigadores, professores, intelectuais, jornalistas, todos se têm debruçado sobre este tema, com visões mais ou menos apocalípticas sobre a importância do mesmo na vida dos mais jovens da sociedade. E, neste sentido...


Biblioteca escolar: espaço do saber, espaço do leitor. In Ações para a formaçã...

Lopes, Leonardo; Balça, Ângela

O presente capítulo tem por objetivo mostrar a importância da biblioteca escolar para a formação de leitores, processo que não é definido, mas sim, constituído ao longo de uma trajetória de contato com os saberes da escola e de outras instituições (família, comunidades de bairro, igreja). Nesse contexto, o foco de análise é compreender os processos existentes para se formar leitores a partir da biblioteca, ou s...


Quem é o Outro? – Silêncios e invisibilidades na produção literária para a infâ...

Balça, Ângela

A obra escolhida por nós, para ser abordada neste texto, é um álbum narrativo da autoria de João Pedro Mésseder, com ilustrações de André Letria, publicado sob a chancela da editora Ambar e vindo a lume em 2001, intitulado Timor Lorosa’e. A ilha do sol nascente. Timor tem sido divulgado aos mais novos através de alguns textos literários para a infância, publicados em Portugal, e que apresentam pontos de vista e...


Lectura y literacidad. Nuevas formas de leer. In Diccionario de conceptos clave...

Balça, Ângela; Costa, Paulo

Este Diccionario de conceptos clave de lectura y escritura es una obra colectiva en la que colaboran más de 70 especialistas que forman parte de la Red Internacional de Universidades Lectoras (RIUL), dirigida por Eloy Martos. Cada una de las entradas del diccionario está acompañada de una breve lista de términos relacionados, y en general incluyen tres apartados: “Definición, antecedentes y actualidad del térmi...


Bibliotecas escolares: conversas entre Brasil e Portugal. In Acta Scientiarum. ...

Ramos, Flavia; Balça, Ângela

O texto que aqui apresentamos pretende ser uma partilha, para que tenha maior conhecimento sobre a situação das bibliotecas escolares no Brasil, mais especificamente em Caxias do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, e em Portugal. A descrição da situação das bibliotecas escolares, quer em Caxias do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, quer em Portugal, revela-nos que, embora com contornos diferentes, há um longo cami...


O Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secund...

Costa, Paulo; Balça, Ângela

En este breve texto presentamos Máster en Enseñanza del Portugués en Tercer Ciclo de Educación Básica y Educación Secundaria y en Español / Francés en Educación Básica y Educación Secundaria de la Universidad de Évora (Portugal). Se presenta también la estructura del curso y sus objetivos. En el texto, además contextualizamos la realidad del curso y de los estudiantes que asisten.


32 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data





Tipo de Documento





Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia