The reason that girls and women withdraw from science and technology education and careers has been a universal concern in the social sciences. This study investigated how gendered constructions of identity are translated into the barriers and fears that female students and professional women experience in decision-making about their careers. We conducted interviews with 63 girls and 39 women in academic and pr...
Buscamos explorar en este texto los desarrollos en el campo de la psicología crítica feminista en Portugal. Haciendo uso de una narrativa figura-fondo, pondremos en contraste estos desarrollos con la hegemonía de la psicología mainstream en Portugal. En la primera sección, contextualizamos la psicología en Portugal histórica y sociológicamente. En la segunda, exploramos las que ...
The Theatre of the Oppressed was used to search discourses on violence against women in poor communities in São Paulo. Proposals from espect-atores /espect-atrizes to deal with this kind of oppression are to leave home, the demand for justice and empowerment through work. At the same time this intervention allows to raise awareness of this type of experience, and seek new possibilities for addressing violence a...
A revelação perante as figuras parentais de uma orientação sexual não normativa faz, geralmente, emergir questionamentos sobre a identidade de cada um dos envolvidos nesse processo de crise. Considerando que a aceitação desta orientação sexual por parte das figuras parentais será de máxima importância para todos os envolvidos, o principal objectivo deste artigo é compreender como pais e mães se constroem neste ...
Durante algumas décadas a teoria e investigação vocacional caracterizaram-se por uma preocupação central com os homens brancos, de classe média e com as características individuais, guiada por pressupostos positivistas. Ao mesmo tempo, o aconselhamento focou-se fundamentalmente em mudanças de foro individual. Contudo, a intensificação da globalização, bem como o movimento pós-moderno, com as suas críticas à ...
Esta publicação visa não só enriquecer os recursos pedagógicos disponíveis para as e os docentes do 2º ciclo do ensino básico, mas sobretudo motivar para o desenvolvimento de práticas sensíveis ao género que favoreçam a eliminação gradual dos estereótipos de género e promovam a construção de uma cidadania plena, na escola e na sociedade. A sua estrutura basilar compreende uma parte com um enquadramento teórico...
Este estudo pretende ser um contributo para o conjunto de trabalhos que têm procurado explicar porque um número elevado de raparigas continuam a não escolher determinados ramos da Engenharia e das Ciências. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a 102 participantes, desde o Ensino Básico a profissionais, que foram analisadas através da Análise Temática. Esta permitiu evidenciar as principais razões de a...
Tendo em conta que a maior parte das informações sobre a feminização do Ensino Superior em Portugal é geralmente apresentada por grandes áreas de formação, pretendemos, neste artigo, avaliar a frequência de rapazes e raparigas, as médias de candidatura ao Ensino Superior, bem como a opção de candidatura ao Ensino Superior em determinados cursos que integram as áreas habitualmente designadas de “Ciências, Matemá...
Este artigo aborda, numa primeira parte, o conceito de justiça social, a sua origem e a forma como se tem definido na atualidade, bem como algumas técnicas de consulta psicológica que podem conduzir à sua promoção. Seguidamente, centra-se nos pressupostos que atualmente guiam a prática vocacional e que permitem concretizar a justiça social no campo da psicologia vocacional. Tendo em conta que esta é uma abordag...
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