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Ensino e avaliação das aprendizagens em estatística

Autor(es): Fernandes, José António cv logo 1 ; Alves, Maria Palmira cv logo 2 ; Machado, Eusébio André da Costa cv logo 3 ; Correia, Paulo Ferreira cv logo 4 ; Rosário, Marília André do cv logo 5

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/9836

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Práticas de ensino e avaliação em matemática; Práticas de ensino e avaliação em estatística; Professores de matemática do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário; Estudo exploratório


Descrição
O presente estudo tem por principal propósito identificar diferenças entre as práticas de ensino e avaliação em Matemática e Estatística. Trata-se de um estudo exploratório, em que se adopta uma metodologia de estudo de caso. Participaram no estudo quatro professoras, duas com mais experiência de ensino no ensino secundário, tendo-se recorrido ao método de entrevista para a recolha de dados. Em termos de resultados, as maiores diferenças entre as práticas de ensino em Matemática e Estatística centram-se num ensino mais baseado em situações contextualizadas e de carácter realista, exploradas em grupo e recorrendo a tecnologia. Consequentemente, a realização de trabalhos de grupo acarreta mudanças ao nível da avaliação, valorizando-se mais estes trabalhos do que os testes escritos na avaliação sumativa e sem grandes preocupações pela avaliação formativa visto tratar-se de um tema fácil.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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