MACHADO, Eusébio André , ALVES, Maria Palmira, GONÇALVES, Fernando Ribeiro – “Observar e Avaliar as Práticas Docentes”. S.l. : De Facto Editores, 2011. ISBN 978-989-96086-5-8.
O presente estudo tem por principal propósito identificar diferenças entre as práticas de ensino e avaliação em Matemática e Estatística. Trata-se de um estudo exploratório, em que se adopta uma metodologia de estudo de caso. Participaram no estudo quatro professoras, duas com mais experiência de ensino no ensino secundário, tendo-se recorrido ao método de entrevista para a recolha de dados. Em termos de resul...
Sendo a avaliação um dos elementos do processo de desenvolvimento do currículo que maior complexidade encerra, justificar-se-á uma abordagem aos elementos que, conjugados, contribuirão para uma melhor compreensão das práticas de avaliação dos professores: as condições reais do exercício da profissão, as características da profissão, a descentralização do sistema educativo e o contexto da globalização. Neste âmb...
Depuis les deux dernières décades, le scénario de l’évaluation éducationnel a beaucoup changé. De plus en plus, la société exige l’efficience et l’excellence scolaires et, en même temps, que l’école soit juste et efficace. Au Portugal, l’encadrement normatif, en ce qui concerne l’évaluation a beaucoup changé, surtout depuis 1986. Ce nouveau contexte légitime une investigation aux pratiques d’évaluation des ense...
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