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Introdução [Quanto vale o que fazemos? práticas de avaliação de desempenho]

Alves, Maria Palmira; Flores, Maria Assunção; Machado, Eusébio André da Costa


Apresentação da obra [Observar e avaliar as práticas docentes]

Machado, Eusébio André da Costa; Alves, Maria Palmira; Gonçalves, Fernando Ribeiro

MACHADO, Eusébio André , ALVES, Maria Palmira, GONÇALVES, Fernando Ribeiro – “Observar e Avaliar as Práticas Docentes”. S.l. : De Facto Editores, 2011. ISBN 978-989-96086-5-8.


Ensino e avaliação das aprendizagens em estatística

Fernandes, José António; Alves, Maria Palmira; Machado, Eusébio André da Costa; Correia, Paulo Ferreira; Rosário, Marília André do

O presente estudo tem por principal propósito identificar diferenças entre as práticas de ensino e avaliação em Matemática e Estatística. Trata-se de um estudo exploratório, em que se adopta uma metodologia de estudo de caso. Participaram no estudo quatro professoras, duas com mais experiência de ensino no ensino secundário, tendo-se recorrido ao método de entrevista para a recolha de dados. Em termos de resul...


Introdução [a] "Perspectivas e práticas de avaliação de professores de matemática"

Fernandes, José António; Alves, Maria Palmira; Machado, Eusébio André da Costa

Sendo a avaliação um dos elementos do processo de desenvolvimento do currículo que maior complexidade encerra, justificar-se-á uma abordagem aos elementos que, conjugados, contribuirão para uma melhor compreensão das práticas de avaliação dos professores: as condições reais do exercício da profissão, as características da profissão, a descentralização do sistema educativo e o contexto da globalização. Neste âmb...


L’évaluation en mathématique : à la recherche d'une conceptualisation de l'acti...

Alves, Maria Palmira; Fernandes, José António; Machado, Eusébio André da Costa

Depuis les deux dernières décades, le scénario de l’évaluation éducationnel a beaucoup changé. De plus en plus, la société exige l’efficience et l’excellence scolaires et, en même temps, que l’école soit juste et efficace. Au Portugal, l’encadrement normatif, en ce qui concerne l’évaluation a beaucoup changé, surtout depuis 1986. Ce nouveau contexte légitime une investigation aux pratiques d’évaluation des ense...


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