Encontrados 17 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Intuições de alunos do 9º ano em independência e probabilidade condicionada

Fernandes, José António; Correia, Paulo Ferreira

Nesta investigação estudam-se as intuições de alunos nos conteúdos de probabilidade condicionada e independência, considerando as respostas dos alunos (corretas e erradas), as justificações por eles apresentadas e relações entre o desempenho na disciplina de Matemática e as respostas. Participaram no estudo 310 alunos do 9º ano de escolaridade, a quem foi aplicado um questionário com várias tarefas sobre probab...


Atas do III Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola

Fernandes, José António, org.; Floriano, Viseu, org.; Martinho, Maria Helena, org.; Correia, Paulo Ferreira, org.


Caracterização das intuições de alunos do 9º ano em independência e probabilida...

Correia, Paulo Ferreira; Fernandes, José António

Neste estudo caracterizam-se as intuições de alunos nos conteúdos de probabilidade condicionada e independência, considerando as respostas dos alunos (corretas e erradas), as justificações por eles apresentadas e relações entre o desempenho na disciplina de Matemática e as respostas. Participaram no estudo 310 alunos do 9º ano de escolaridade, a quem foi aplicado um questionário com várias tarefas sobre probabi...


Aprendizagem de estatística com tecnologia no 7º ano de escolaridade

Gonçalves, Catarina Vasconcelos Pereira; Fernandes, José António; Correia, Paulo Ferreira

Neste estudo trata-se uma intervenção de ensino de Estatística com tecnologia, em torno dos objetivos: 1) Identificar formas de utilização da tecnologia no ensino e aprendizagem da Estatística; 2) Reconhecer aspetos fortes e aspetos frágeis na utilização da tecnologia no ensino e aprendizagem da Estatística. Nesta comunicação aborda-se apenas a exploração do gráfico circular com a folha de cálculo numa turma do...


Estratégias usadas por alunos do 7º ano na resolução de tarefas estatísticas

Ribeiro, Andreia Filipa Teixeira Salgado; Correia, Paulo Ferreira; Fernandes, José António

O presente artigo é baseado num estudo desenvolvido ao longo do estágio curricular e centra-se no estudo das estratégias de resolução usadas por alunos do 7º ano de escolaridade em tarefas estatísticas envolvendo os conceitos de média, moda e mediana. Este estudo foi desenvolvido numa turma do 7º ano de escolaridade, com 19 alunos, e recorreu-se ao trabalho de grupo, a tarefas abertas e a discussões coletivas c...


Associação estatística em tabelas de contingência de 2x2

Fernandes, José António; Mugabe, Delson Alexandre; Correia, Paulo Ferreira

Neste artigo relata-se um estudo sobre a avaliação da associação estatística por estudantes universitários, antes e depois de abordarem essa temática no ensino formal. No estudo participaram 57 estudantes moçambicanos, que frequentavam no ano letivo de 2011/2012 o 2º ano de um curso de formação de professores de matemática do ensino secundário. Os estudantes foram inquiridos sobre a associação estatística de du...


Avaliação da associação estatística num diagrama de dispersão por estudantes un...

Mugabe, Delson Alexandre; Fernandes, José António; Correia, Paulo Ferreira

Neste texto relata-se um estudo sobre a avaliação da associação e predição estatística por estudantes universitários, antes e depois de abordarem essa temática no ensino formal. No estudo participaram 57 estudantes moçambicanos, que frequentavam no ano letivo de 2011/2012 o 2.º ano de um curso de formação de professores de matemática do ensino secundário. Os estudantes foram inquiridos através de um questionári...


Comparação de probabilidades condicionadas no contexto de extração de bolas de ...

Correia, Paulo Ferreira; Fernandes, José António

Neste texto apresentam-se alguns resultados de um estudo centrado nas ideias intuitivas de probabilidade condicionada e independência de alunos do 9º ano de escolaridade. Participaram no estudo 310 alunos do 9º ano de escolaridade, a quem foi aplicado um questionário com várias tarefas sobre probabilidade condicionada e independência, sendo aqui apenas explorada aquela que envolve a comparação de probabilidades...


Intuições de alunos do 9º ano de escolaridade sobre probabilidade condicionada

Correia, Paulo Ferreira; Fernandes, José António; Contreras, José Miguel

Neste texto apresentam-se alguns resultados de um estudo centrado nas ideias intuitivas de probabilidade condicionada de alunos do 9.º ano de escolaridade. Participaram no estudo 229 alunos do 9.º ano de escolaridade, a quem foi aplicado um questionário com várias tarefas sobre probabilidade condicionada, sendo aqui apenas exploradas as duas em que as frequências dos acontecimentos eram apresentadas sob a forma...


O Jogo das fichas coloridas : estratégias de resolução de alunos do 12.º ano de...

Correia, Paulo Ferreira; Fernandes, José António

No presente estudo investigaram-se as estratégias usadas por alunos do 12º ano de escolaridade no jogo das fichas coloridas. Este jogo incorpora uma situação contraintuitiva envolvendo o conceito de probabilidade condicionada. Participaram no estudo 55 alunos de três turmas do 12º ano de escolaridade, de uma escola do distrito de Braga, que iam registando as suas previsões acerca dos resultados das várias ronda...


17 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento




Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia