Encontrados 23 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Impacto do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores de 1º c...

Alves, Maria Palmira; Fernandes, José António; Silva, Nuno Miguel

Em Portugal, o Programa de Formação Contínua de Matemática para professores do 1º ciclo (do 1º ao 4º ano de escolaridade) tem por meta principal promover o conhecimento didático dos professores, tendo em vista o sucesso escolar dos alunos em matemática. No presente estudo, inquiriram-se 197 professores generalistas do 1º ciclo do ensino básico, que participaram no programa durante o ano letivo de 2007/2008, sob...


Teaching and learning perspectives in higher education

Alves, Maria Palmira; Morgado, José Carlos; Rodrigues, Susana Cruz; Silva, Elvira Raquel

This describes practices of teaching and learning in a course included in a master's program curriculum in the field of health sciences and evaluates the potential of these practices in the acquisition of knowledge and the development of critical thinking and understanding. The course lasts 14 weeks and includes contributions from several scientific areas; the analysis of a subject is stimulated through several...


Proceedings of the European Conference on Curriculum Studies. Future directions...

Morgado, José Carlos, ed. lit.; Alves, Maria Palmira, ed. lit.; Viana, Isabel Carvalho, ed. lit.; Ferreira, Carlos, ed. lit.; Seabra, Filipa, ed. lit.


Práticas inovadoras no ensino superior

Alves, Maria Palmira; Morgado, José Carlos; Lemos, Ana Raquel; Rodrigues, Susana Cruz; Sá, Susana

O Processo de Bolonha induziu alterações significativas nos modos de ensinar, de avaliar e de aprender no Ensino Superior, conduzindo à reconfiguração do papel do estudante e do docente. A literatura sobre esta temática destaca a importância da articulação entre o ensino e a avaliação para a melhoria das aprendizagens dos estudantes, salientando que a introdução de métodos de ensino-aprendizagem em que estes te...


Introdução [Quanto vale o que fazemos? práticas de avaliação de desempenho]

Alves, Maria Palmira; Flores, Maria Assunção; Machado, Eusébio André da Costa


Apresentação da obra [Observar e avaliar as práticas docentes]

Machado, Eusébio André da Costa; Alves, Maria Palmira; Gonçalves, Fernando Ribeiro

MACHADO, Eusébio André , ALVES, Maria Palmira, GONÇALVES, Fernando Ribeiro – “Observar e Avaliar as Práticas Docentes”. S.l. : De Facto Editores, 2011. ISBN 978-989-96086-5-8.


Aspectos de uma estratégia de implementação do programa de formação contínua em...

Silva, Nuno Miguel Pinto da; Fernandes, José António; Alves, Maria Palmira

Nos últimos anos têm sido tomadas medidas, por parte dos responsáveis educativos, para minimizar o problema do insucesso escolar a Matemática, incluindose nessas medidas o Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM) para professores do 1º ciclo do ensino básico. Este programa tem como meta principal a melhoria das aprendizagens matemáticas dos alunos, apostando no questionamento das práticas e no aprofun...


Aprender ao longo da vida : contributos, perspectivas e questionamentos do curr...

Morgado, José Carlos; Alves, Maria Palmira; Pillotto, Sílvia Sell; Cunha, Maria Isabel

O 2º Congresso Internacional sobre Avaliação em Educação – Aprender ao Longo da Vida: contributos, perspectivas e questionamentos do currículo e da avaliação, decorreu na Universidade do Minho, nos dias 4, 5 e 6 de Novembro de 2010. Integrado nas actividades do Grupo de Investigação A construção teórica e prática do currículo em contextos formais, informais e não formais, do Centro de Investigação em Educação d...


Construção de eportefólios reflexivos no reconhecimento, validação e certificaç...

Dias, Carla Manuela Navio; Oliveira, Lia Raquel; Alves, Maria Palmira

Na sequência de um estudo (Dias, 2007), procedemos à instalação e divulgação da plataforma de e-portefólio (Elgg) para alunos e professores da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado (ESPBS). Seguidamente, observou-se o uso que dela foi feito, em situação não obrigatória, durante 4 meses (Novembro de 2006 a Fevereiro de 2007) e retiraram-se as conclusões que serviram de alavanca à construção e utilização de e-...


Influência de um programa de formação contínua em Matemática no conhecimento di...

Silva, Nuno Miguel Pinto da; Fernandes, José António; Alves, Maria Palmira

Nesta comunicação relata-se parte de um estudo centrado na influência do Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM) no conhecimento didáctico do professor do 1.º ciclo do ensino básico. Participaram, nesta fase do estudo, dez formandos, pertencentes ao mesmo Agrupamento de escolas e que frequentaram o PFCM no ano lectivo de 2007/2008, numa mesma instituição do ensino superior. Os resultados indiciam que...


23 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento





Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia