Author(s):
Silva, Bento Duarte da
; Blanco, Elías
; Gomes, Maria João
; Oliveira, Lia Raquel
Date: 1998
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/8086
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Tecnologia educativa
Description
A Tecnologia Educativa (TE) representa um campo de estudo que se apoia numa série de teorias cientfícas cujos desenvolvimento e aplicações configuram uma forma de intervenção educativa. Concebida como uma parcela da tecnologia em geral, a tecnologia educativa tem assumido a função de aplicação sistemática dos princípios científicos à resolução de problemas concretos. Tal concepção teve um duplo efeito sobre o campo de acção da TE: por um lado, por ser demasiado genárica, teve o efeito de multiplicar em demasia as perspectivas sobre o campo de estudo e de aplicação; por outro lado, amarrou a TE ao modelo empírico-analítico com bases na "eficiência" e na "tecnicidade". Torna-se, portanto, necessário efectuar uma análise rigorosa, fundamentada e actualizada que permita reconceptualizar a TE e encontrar as suas ideias-força. Análise que se torna imperiosa devido ao momento chave da construção da Sociedade da Informação que estamos a viver, pois sobre a TE tem recaído uma grande parcela de responsabilidade na aplicação à educação das "novas tecnologias de informação e comunicação" (NTIC). Nesta comunicação relfect-se, essencialmente, sobre dois aspectos: i) o domínio de estudo da TE nos programas educacionais, nomeadamente nas relações com as orientações comunicacionais e com o pensamento curricular; ii) a questão da "tecnicidade" e da "eficiência" face às mudanças epistemológicas produzidas nas ciências-suporte. Estas reflexões constituem o ponto de partida de desenvolvimento de um projecto de investigação sobre linhas e tendências de ensino-aprendizagem e de investigação em TE, no nosso país e num quadro transnacional.