Encontrados 110 documentos, a visualizar página 1 de 11

Ordenado por Data

Uma abordagem à Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem

A avaliação de ambientes de aprendizagem é um tema complexo e multifatorial. No presente trabalho apresenta-se a proposta de avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem utilizado para o ensino da farmacoterapia baseado em casos clínicos. Utilizou-se a versão portuguesa reduzida do WEBLEI assim como a Evaluative Assertion Analysis para a recolha de dados. Os ...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

Uma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem

Jesus, Ângelo; Gomes, Maria João

A avaliação de ambientes de aprendizagem é um tema complexo e multifatorial. No presente trabalho apresenta-se a proposta de avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem utilizado para o ensino da farmacoterapia baseado em casos clínicos. Utilizou-se a versão portuguesa reduzida do WEBLEI assim como a Evaluative Assertion Analysis para a recolha de dados. Os resultados obtidos são abonatórios ao nível do ac...


Avaliação de cursos online : algumas perspetivas

Machado, Cláudia; Gomes, Maria João

Dentro da problemática geral da avaliação de cursos e modalidade de e/b-Learning são vários os autores que apresentam modelos de análse de avaliação de cursos, considerando diferentes perspetivas e dimensões de análise. Neste texto fazemos uma análise e discussão de alguns modelos de avaliação de cursos e modo a facilitar o processo de desenho de projetos de avaliação de programas/cursos em e_Learning. ; Withi...


Consistência interna da versão portuguesa reduzida do Web Based Learning Enviro...

Jesus, Ângelo; Gomes, Maria João; Cunha, Agostinho; Cruz, Agostinho

A utilização de instrumentos padronizados de avaliação, traz consigo uma dimensão de fidelidade e validade estatística que permitem um outro olhar sobre diversos aspetos relacionados com a avaliação de ambientes de aprendizagem, complementando e enriquecendo as abordagens de carácter mais qualitativo. Nesse sentido, têm sido desenvolvidos e validados em vários países, inquéritos por questionário, com o objetivo...


Webfolio de aprendizagem : contributos para a promoção da autonomia e reflexivi...

Ferraz, Daniela; Ferreira, Maria José; Gomes, Maria João

O texto descreve um estudo desenvolvido no âmbito do plano de Intervenção Pedagógica Supervisionada inserido da unidade curricular Estágio Profissional, do 2º ano do Mestrado em Ensino de Informática, cujo objetivo principal foi aferir o contributo do webfólio reflexivo enquanto instrumento, quer de construção, quer de avaliação de aprendizagens de alunos do 12º ano de escolaridade do curso de Ciências e Tecnol...


As interações sociais dos surdos na internet - mapeamento sistemático da litera...

Melo, Liliane Brito de; Gomes, Maria João

A maior disponibilização de publicação científica na web resultou na criação de protocolos de análise e investigação das tendências de pesquisa científica, tais como o Mapeamento Sistemático da Literatura - MSL, que provê uma visão geral de uma área de pesquisa com detalhes suficientes para responder a questões de pesquisa exploratória. Nossa questão de pesquisa é: A comunidade científica preocupa-se em estudar...


As TIC na comunicação aumentativa e alternativa

Pinheiro, Patrícia Alexandra Loureiro; Gomes, Maria João

A presente comunicação incide num estudo a realizar no âmbito das TIC aplicadas à Comunicação Alternativa e Aumentativa. No contexto escolar o trabalho com crianças com Necessidades Educativas Especiais colide com as dificuldades de comunicação, provocadas por limitações cognitivas e pela inexistência de uma comunicação eficaz. As ajudas técnicas para a Comunicação Alternativa e Aumentativa constituem um elemen...


Avaliação de cursos em b-Learning : uma proposta

Machado, Cláudia; Gomes, Maria João

A avaliação, um dos termos mais polêmicos no âmbito educacional, tem vindo a assumir um papel determinante por permitir identificar potencialidades e fragilidades, além de orientar para os ajustamentos que se revelem necessários das iniciativas em curso. Atualmente assiste-se a uma expansão de ofertas educativas nas modalidades e-/b-Learning e como consequência um conjunto de expectativas é gerado, exigindo um ...


Case based learning digital : proposta para estruturação da formação

Jesus, Ângelo; Gomes, Maria João; Cruz, Agostinho

A incorporação de atividades de formação a distância por instituições de ensino superior é considerada um importante contributo para a criação de novas oportunidades de oferta formativa tanto ao nível de formação inicial como da formação contínua. Contudo o desconhecimento de muitos docentes de como adotar práticas de educação a distância assegurando a qualidade das experiências pedagógicas facultadas aos estud...


Case Based Learning Digital : estratégias de avaliação e colaboração online

Jesus, Ângelo; Gomes, Maria João; Cruz, Agostinho

A adoção de atividades de formação a distância em modalidade de e-learning por instituições de ensino superior, cuja área de intervenção tem sido essencialmente presencial, é considerada um importante contributo para a diversificação da oferta formativa nomeadamente em termos de flexibilidade de gestão dos momentos e espaços de aprendizagem por parte dos estudantes. Contudo, a adesão dos professores à incorpora...


110 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento










Recurso










Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia