En el artículo se estudia el grado de utilización que realiza el profesorado de los recursos tecnológicos y se analiza su funcionalidad pedagógica en la enseñanza superior de las carreras de educación en España y Portugal. El diseño de investigación se aborda desde el estudio de caso, analizando la situación objeto de estudio en ambos países. La investigación desarrollada es de corte transversal y combina el es...
A universidade, produtora de conhecimento e formadora de recursos humanos, tem um papel determinante na construção da sociedade do conhecimento. Precisa, portanto, de reflectir sobre as suas práticas pedagógicas e didácticas e de mudar. Esta mudança passa, pensamos, pela utilização da Internet enquanto recurso didáctico para suportar as actividades lectivas. Isto significa que é necessário não apenas transpor m...
Citação bibliográfica: SILVA, Bento; Gomes; Maria João; Oliveira, Lia Raquel & Blanco, Elías (2003). The Use of ICT in Higher Education: Work In Progress at the University Of Minho. Barcelona: Universitat Oberta de Catalunya. http://www.uoc.edu/dt/20137/index.html. (versão em inglês, original) ; In this article, we describe and analyse two curricular experiments in the use of Information and Communication Tech...
Citação bibliográfica: SILVA, Bento; Gomes; Maria João; Oliveira, Lia Raquel & Blanco, Elías (2003). Uso de las TIC en la enseñanza superior: trabajo en curso en la Universidad de Minho. Barcelona: Universitat Oberta de Catalunya. http://www.uoc.edu/dt/20137/index.html. (versão em espanhol) ; Describimos y analizamos en este artículo dos experimentos curriculares sobre el uso de las tecnologías de la informaci...
Citação bibliográfica: SILVA, Bento; Gomes; Maria João; Oliveira, Lia Raquel & Blanco, Elías (2003). Ús de les TIC a l'ensenyament superior: trabll en curs a la Universitat del Minho. Barcelona: Universitat Oberta de Catalunya. http://www.uoc.edu/dt/20137/index.html. ; En aquest article descrivim i analitzem dos experiments curriculars sobre l'ús de les tecnologies de la informació i la comunicació que es duen...
O estudo insere-se num projecto de investigação sobre a problemática da apresentação de informação educativa em suportes digitais. O contexto é o da Sociedade do Conhecimento que tem por suporte técnico a rede de computadores Internet sobre a qual opera o World Wide Web. Dada a implantação e exponencial utilização do WWW, nos países desenvolvidos, em todos os sectores da actividade social e, também na educação,...
Citação bibliográfica: Blanco, Elias; SILVA, Bento & Oliveira, Lia (1999). Reformulação programática da disciplina de Tecnologia Educativa da Universidade do Minho. In Paulo Dias & Varela de Freitas (orgs.), Actas da Conferência Internacional Desafios’99. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho do Projecto Nónio, pp. 319-338. (ISBN: 972-98456-0-3). ; Esta comunicação apresenta uma proposta de ref...
A Tecnologia Educativa (TE) representa um campo de estudo que se apoia numa série de teorias cientfícas cujos desenvolvimento e aplicações configuram uma forma de intervenção educativa. Concebida como uma parcela da tecnologia em geral, a tecnologia educativa tem assumido a função de aplicação sistemática dos princípios científicos à resolução de problemas concretos. Tal concepção teve um duplo efeito sobre o c...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |