No quadro de uma investiga????o sobre o desempenho em tecnologias digitais por parte de professores universit??rios do Brasil e de Portugal nas suas atividades docentes quotidianas, este artigo descreve as suas compet??ncias e n??veis de utiliza????o de tais recursos. Os participantes s??o na sua maioria do sexo feminino, tendo como n??vel predominante de forma????o o mestrado e o doutoramento, sendo a maior pa...
Os quadros interactivos multimédia (QIM) constituíram uma das bandeiras da modernização tecnológicas das escolas no âmbito do Plano Tecnológico da educação (PTE). Decorridos três anos importa pois conhecer a forma como os QIM estão a ser utilizados. Quais são as vantagens e os constrangimentos à sua utilização? Quais as alterações metodológicas por eles provocadas? Como são percepcionadas por professores e alun...
A comunicação apresenta um estudo sobre as representações sociais de como alunos e docentes avaliam a Educação a Distância online. Foram analisados as representações sociais de 20 sujeitos, 10 alunos e 10 docentes de cursos de graduação de duas universidades privadas na região do ABC paulista. Subdividos em Grupo A (alunos e docentes que tiveram experiência com a modalidade online) e Grupo B (alunos e docentes ...
A inserção do rádio na Internet redimensionou o modo pelo qual ou ouvintes acedem aos conteúdos dos programas. Face as novas características e funcionalidades multimídia, a radiofonia online passou a ser utilizada em novos espaços de atuação, principalmente, na Educação. A partir desse cenário, alguns estudiosos afirmam que a rádio web não se trata de uma rádio, mas de uma ferramenta da Web 2.0. Outros acredita...
Nesta comunicação analisa-se a problemática da divisão digital, um tema vital na medida em que, ao vivermos na Sociedade da Informação e Comunicação, ter acesso às tecnologias é fonte de poder para intervir num mundo cada vez mais globalizado. Um recente estudo dá conta da valorização que os cidadãos atribuem ao acesso à Internet: 79% dos inquiridos entendem que “estar ligado” deveria ser considerado “um direit...
A televisão é, nos dias de hoje, um dos mais eficientes instrumentos comunicativos de sempre. Fonte de lazer e divertimento, consegue ser simultaneamente um meio de divulgação do conhecimento, capaz de ensinar e divulgar informação que, de outra forma pareceria inacessível. Esta comunicação assume-se como o resultado de uma investigação acerca do poder da televisão e da relação deste media com as crianças, os ...
Os quadros interativos multimédia (QIM) constituíram, em Portugal e Espanha, uma das bandeiras da modernização tecnológicas das escolas no âmbito do Plano Tecnológico da Educação (PTE) e do Programa Escuela 2.0. Importa pois conhecer a forma como os QIM estão a ser utilizados. Quais são as vantagens e os constrangimentos à sua utilização? Quais as alterações metodológicas por eles provocadas? Como são percepci...
Este artigo integra-se na perspectiva do conceito de Edutainment, ao associar a educação e entretenimento através do uso dos videojogos no ensinoaprendizagem. Procuramos contribuir para o esclarecimento da relação do uso dos videojogos e rendimento escolar. A investigação decorreu ao longo do ano lectivo 2009/2010 numa escola básica, com alunos do 2º e 3º ciclos. Optamos pela metodologia de survey, visando aver...
The radio as a vehicle of mass communication has undergone many changes over the years through the development of informatics and cybernetics. The process of digitization suffered by conventional broadcasters and the availability of its content on the Internet, produced the latest step in the recent history of media - the Web Radio. In turn, the education has been used in the new technological resources to prod...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |