Descrição
No quadro de uma investiga????o sobre o desempenho em tecnologias digitais por parte de professores universit??rios do Brasil e de Portugal nas suas atividades docentes quotidianas, este artigo descreve as suas compet??ncias e n??veis de utiliza????o de tais recursos. Os participantes s??o na sua maioria do sexo feminino, tendo como n??vel predominante de forma????o o mestrado e o
doutoramento, sendo a maior parte da ??rea de Humanidades e Ci??ncias Sociais. As idades variaram entre 22 e 73 anos, situando-se o tempo de doc??ncia entre seis meses e 39 anos. Os resultados sugerem que as tecnologias digitais mais utilizadas nos dois pa??ses foram o computador, aplicativos como editor de texto, navegadores de web, powerpoint, PDF, telem??vel, ambientes virtuais de aprendizagem e projetor multim??dia Especificamente no que diz respeito ?? utiliza????o da internet, a maioria de docentes relata utilizar diariamente para e-mail, not??cias e criar documentos. Quanto ?? literacia digital, identificou-se uma compet??ncia maior para
um uso instrumental das tecnologias do que para a gest??o pedag??gica.
Considerando o conjunto de resultados, importa destacar a similaridade da compet??ncia digital dos docentes universit??rios dos pa??ses investigados, indicando a necessidade de se desenvolverem programas de forma????o voltados para a gest??o pedag??gica com recurso ??s tecnologias digitais. This study is part of a wider research project about higher education teachers???
achievement with digital technologies in their teaching activities, in Brazil and
Portugal, and examines teachers??? skills and frequency in using these resources.
Participants are mostly women, with a Master???s degree or a PhD, and from the
field of humanities and social sciences. With an age range between 22 and 73
years, and teaching experience from six months to 39 years. Results suggest that
the most used digital technologies in both countries are the computer, applications
such as text editors, web browsers, power point, PDF, the mobile phone, virtual
learning environments, and the multimedia projector. Regarding specifically the
use of the internet, most teachers report that they access the internet on a daily
basis to check/ log in their email, to search for news, and to create new documents.
Concerning teachers??? digital literacy, higher levels of proficiency were found for
an instrumental use of technologies when compared to the use for teaching. Based
on these results, it is important to acknowledge similarities between teachers from
both countries, which suggest the need to develop training programs for teaching
with digital technologies.