Detalhes do Documento

Aplica????o e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior ...

Autor(es): Silva, Bento Duarte da cv logo 1 ; Ara??jo, Alexandra M. cv logo 2 ; Vendramini, Claudette Maria cv logo 3 ; Martins, Ronei Ximenes cv logo 4 ; Piovezan, Nayane Martoni cv logo 5 ; Prates, Eli cv logo 6 ; Dias, Anelise Silva cv logo 7 ; Almeida, Leandro S. cv logo 8 ; Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo cv logo 9

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/30070

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Tecnologias digitais; Compet??ncia pedag??gica; Ensino superior; Forma????o de professores; Digital technologies; Teaching competency; Higher Education; Teacher training


Descrição
No quadro de uma investiga????o sobre o desempenho em tecnologias digitais por parte de professores universit??rios do Brasil e de Portugal nas suas atividades docentes quotidianas, este artigo descreve as suas compet??ncias e n??veis de utiliza????o de tais recursos. Os participantes s??o na sua maioria do sexo feminino, tendo como n??vel predominante de forma????o o mestrado e o doutoramento, sendo a maior parte da ??rea de Humanidades e Ci??ncias Sociais. As idades variaram entre 22 e 73 anos, situando-se o tempo de doc??ncia entre seis meses e 39 anos. Os resultados sugerem que as tecnologias digitais mais utilizadas nos dois pa??ses foram o computador, aplicativos como editor de texto, navegadores de web, powerpoint, PDF, telem??vel, ambientes virtuais de aprendizagem e projetor multim??dia Especificamente no que diz respeito ?? utiliza????o da internet, a maioria de docentes relata utilizar diariamente para e-mail, not??cias e criar documentos. Quanto ?? literacia digital, identificou-se uma compet??ncia maior para um uso instrumental das tecnologias do que para a gest??o pedag??gica. Considerando o conjunto de resultados, importa destacar a similaridade da compet??ncia digital dos docentes universit??rios dos pa??ses investigados, indicando a necessidade de se desenvolverem programas de forma????o voltados para a gest??o pedag??gica com recurso ??s tecnologias digitais. This study is part of a wider research project about higher education teachers??? achievement with digital technologies in their teaching activities, in Brazil and Portugal, and examines teachers??? skills and frequency in using these resources. Participants are mostly women, with a Master???s degree or a PhD, and from the field of humanities and social sciences. With an age range between 22 and 73 years, and teaching experience from six months to 39 years. Results suggest that the most used digital technologies in both countries are the computer, applications such as text editors, web browsers, power point, PDF, the mobile phone, virtual learning environments, and the multimedia projector. Regarding specifically the use of the internet, most teachers report that they access the internet on a daily basis to check/ log in their email, to search for news, and to create new documents. Concerning teachers??? digital literacy, higher levels of proficiency were found for an instrumental use of technologies when compared to the use for teaching. Based on these results, it is important to acknowledge similarities between teachers from both countries, which suggest the need to develop training programs for teaching with digital technologies.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia