Encontrados 24 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Compara????o das vers??es completa e reduzida da Escala de Compet??ncia de Estu...

Almeida, Leandro S.; Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; Fernandes, Dario; Dias, Anelise Silva; Oliveira, Sandra; Bustamante, Maria; Batista, Ana

Este estudo objetivou comparar as duas vers??es da Escala de Compet??ncia de Estudo -ECE(C&T), uma a original com 54 itens e outra reduzida com 19 itens, por meio da Teoria de Resposta ao Item (modelo Rasch). Participaram 129 universit??rios de ambos os sexos, com idades variando de 17 a 48 anos (M = 24.65, DP = 6.54). Os coeficientes de precis??o obtidos foram de .91 para escala com 54 itens e de .90 para a d...


Aplica????o e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior ...

Silva, Bento Duarte da; Ara??jo, Alexandra M.; Vendramini, Claudette Maria; Martins, Ronei Ximenes; Piovezan, Nayane Martoni; Prates, Eli

No quadro de uma investiga????o sobre o desempenho em tecnologias digitais por parte de professores universit??rios do Brasil e de Portugal nas suas atividades docentes quotidianas, este artigo descreve as suas compet??ncias e n??veis de utiliza????o de tais recursos. Os participantes s??o na sua maioria do sexo feminino, tendo como n??vel predominante de forma????o o mestrado e o doutoramento, sendo a maior pa...


Autorregulação na universidade

Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; Dias, Anelise Silva; Almeida, Leandro S.; Franco, Amanda Helena Rodrigues

Colaborações/Apoios: Reitoria da Universidade do Minho; IE - Instituto de Educação; CIEd - Centro de Investigação em Educação; Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial; NEEBUM – Núcleo de Estudantes de Educação Básica da Universidade do Minho; NEDUM – Núcleo de Estudantes de Educação da Universidade do Minho. ...


Competências de estudo e leitura em universitários

Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; Dias, Anelise Silva; Almeida, Leandro S.; Franco, Amanda Helena Rodrigues

No ensino superior exige-se maior autonomia, participação e iniciativa do estudante em relação a sua aprendizagem. Considerando-se o processo de autorregulação da aprendizagem envolvendo métodos e comportamentos de estudo e a metacompreensão como habilidade básica essencial para o bom desempenho acadêmico na universidade, esta comunicação foca um estudo realizado com alunos universitários brasileiros de três un...


Avaliação da agressividade na família e escola de ensino fundamental

Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo; Dias,Anelise Silva; Marini,Janete Aparecida da Silva

O estudo objetivou identificar a percepção de crianças do ensino fundamental acerca da agressividade na família e escola, verificando possíveis diferenças entre essa variável com gênero, faixa etária, série e tipo de escola. Aplicou-se uma escala de agressividade em 758 alunos brasileiros, de 2ª a 4ª séries, de ambos os sexos, sendo 50,4% meninas. Os participantes apresentaram poucas condutas agressivas. A agre...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

Desafios da psicologia escolar e educacional

Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

Trabalho de casa, auto-eficácia e rendimento em matemática

Rosário,Pedro Sales Luís; Baldaque,Margarida; Mourão,Rosa; Nuñez,José Carlos; González-Pienda,Julio Antonio; Valle,Antonio

O Trabalho de Casa (TPC) é uma estratégia instrutiva amplamente utilizada na Escola de muitos países. O TPC é um processo complexo que é afectado por múltiplos factores de ordem cognitiva, motivacional, social e contextual. A investigação tem-se centrado no tempo despendido na realização das tarefas de TPC, no entanto os resultados de vários estudos e as críticas metodológicas sugerem a necessidade de direccion...

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

The validity of Cloze Oriented System (COS): a correlation study with an electr...

Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo

This study aimed to analyze the efficiency of the Cloze Oriented System (COS) considering its relation with reading attitude and its validity. The Electronic Program Comprehension (EPC) for students from K1 to K4 based on the COS parts of stories from the Brazilian Children's literature was applied in eighteen class-hours. The 40 subjects, ten in each grade, of both genders aged 7 to 11 years, were evaluated be...

Data: 2007   |   Origem: OASIS br

Technology and learning

Méndez-Vilas,Antonio; Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo

Data: 2007   |   Origem: OASIS br

Psicologia escolar e educacional na América Latina

Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo

Data: 2007   |   Origem: OASIS br

24 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento




Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia