Encontrados 11 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Aplica????o e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior ...

Silva, Bento Duarte da; Ara??jo, Alexandra M.; Vendramini, Claudette Maria; Martins, Ronei Ximenes; Piovezan, Nayane Martoni; Prates, Eli

No quadro de uma investiga????o sobre o desempenho em tecnologias digitais por parte de professores universit??rios do Brasil e de Portugal nas suas atividades docentes quotidianas, este artigo descreve as suas compet??ncias e n??veis de utiliza????o de tais recursos. Os participantes s??o na sua maioria do sexo feminino, tendo como n??vel predominante de forma????o o mestrado e o doutoramento, sendo a maior pa...


Avaliação de atitudes de estudantes de psicologia via modelo de crédito parcial...

Vendramini,Claudette Maria Medeiros; Silva,Marjorie Cristina Rocha da; Dias,Anelise Silva

O objetivo deste trabalho foi avaliar as atitudes de estudantes de Psicologia em relação a estatística, via modelo de créditos parciais da TRI, e suas relações com a autopercepção e desempenho em estatística. Uma amostra não aleatória de 361 estudantes de Psicologia, com idades de 18 a 65 anos, 81% mulheres e 53% do noturno, respondeu a um questionário de identificação e uma escala de atitudes. A escala é do ti...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

Análise Fatorial com informação completa de uma prova de Compreensão em Leitura...

Dias,Anelise Silva; Vendramini,Claudette Maria Medeiros

O objetivo principal deste estudo foi o de verificar evidência de validade de construto de uma prova de compreensão em leitura de um texto com informações estatísticas em estudantes de Psicologia. Foram participantes 206 estudantes regularmente matriculados no curso de Psicologia, sendo 79,1% do gênero feminino, com idades variando de 17 a 54 anos, M = 25,9 e DP = 6,8; 82,5% do período diurno e noturno. Foi uti...

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

Leitura compreensiva e utilização de estratégias de aprendizagem em alunos de P...

Santos,Acácia Aparecida Angeli dos; Vendramini,Claudette Maria Medeiros; Suehiro,Adriana Cristina Boulhoça; Santos,Ligia Angeli Dias dos

Este estudo objetivou comparar o nível de compreensão em leitura percebido por alunos de Psicologia, as estratégias de aprendizagem utilizadas na superação dos problemas encontrados, bem como verificar a real dificuldade de compreensão dos alunos para responder ao teste de Cloze . Participaram 178 universitários, sendo 113 do 1º ano e 65 do 4º ano. O procedimento foi aplicado numa única sessão e consi...

Data: 2006   |   Origem: OASIS br

Autoconceito e desempenho de universitários na disciplina estatística

Silva,Marjorie Cristina Rocha Da; Vendramini,Claudette Maria Medeiros

Este trabalho objetivou avaliar o autoconceito de universitários em disciplinas de Estatística, e sua relação com o curso, turno, semestre, idade e gênero. Responderam um questionário de identificação e uma escala de autoconceito 116 estudantes de Psicologia e 32 de Pedagogia, com idades de 18 a 65 anos, 86% mulheres e 58% do noturno. A escala do tipo Thurstone com 21 itens permitiu classificar o autoconceito e...

Data: 2005   |   Origem: OASIS br

Construção e validação de uma escala sobre avaliação da vida acadêmica (EAVA)

Vendramini,Claudette Maria Medeiros; Santos,Acácia Aparecida Angeli dos; Polydoro,Soely Aparecida Jorge; Sbardelini,Elizabeth Teresa Brunini

Este estudo teve como objetivo a construção e validação de uma Escala de Avaliação da Vida Acadêmica (EAVA) para captar a autopercepção do estudante sobre sua vivência universitária. Participaram 1.118 universitários, sendo 54% do gênero masculino, com idades variando de 19 a 62 anos (M = 25 anos e DP = 6 anos). Como resultado da análise fatorial, obteve-se uma escala de cinco fatores: ambiente universitário, c...

Data: 2004   |   Origem: OASIS br

A elaboração de testes de sala de aula

Vendramini,Claudette Maria Medeiros; Silva,Liane Di Stefano Da; Chenta,Vanessa Cassinelli

Data: 2004   |   Origem: OASIS br

Análise de itens de uma prova de raciocínio estatístico

Vendramini,Claudette Maria Medeiros; Silva,Marjorie Cristina da; Canale,Michelle

Este estudo objetivou analisar as 18 questões (do tipo múltipla escolha) de uma prova sobre conceitos básicos de Estatística pelas teorias clássica e moderna. Participaram 325 universitários, selecionados aleatoriamente das áreas de humanas, exatas e saúde. A análise indicou que a prova é predominantemente unidimensional e que os itens podem ser mais bem ajustados ao modelo de três parâmetros. Os índices de dif...

Data: 2004   |   Origem: OASIS br

Parâmetros psicométricos: estudo comparativo entre testes de inteligência e de ...

Noronha,Ana Paula Porto; Vendramini,Claudette Maria Medeiros

A validade e a precisão de testes psicológicos vêm sendo bastante questionadas e discutidas atualmente. O presente estudo teve como objetivo avaliar a validade, a precisão e a existência de padronização brasileira em 43 testes psicológicos comercializados no Brasil, sendo 22 de inteligência e 21 de personalidade. Os testes foram comparados quanto ao período de publicação no Brasil. Os resultados indicaram que e...

Data: 2003   |   Origem: OASIS br

Propriedades psicométricas apresentadas em manuais de testes de inteligência

Noronha,Ana Paula Porto; Vendramini,Claudette Maria Medeiros; Canguçu,Camila; Souza,Carmem Vera Rodrigues de; Cobêro,Claudia; Paula,Liamar Mayer de

A pesquisa teve como objetivo verificar quais os parâmetros psicométricos apresentados nos manuais de 19 instrumentos de avaliação da inteligência. Os elementos avaliados nos instrumentos foram: análise de itens, padronização, validade e precisão. Os resultados encontrados mostraram que, dos 19 testes avaliados, 89,5% apresentaram estudos de padronização, sendo que o procedimento mais utilizado na escolha dos s...

Data: 2003   |   Origem: OASIS br

11 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data









Tipo de Documento



Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia