Encontrados 12 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Compara????o das vers??es completa e reduzida da Escala de Compet??ncia de Estu...

Almeida, Leandro S.; Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; Fernandes, Dario; Dias, Anelise Silva; Oliveira, Sandra; Bustamante, Maria; Batista, Ana

Este estudo objetivou comparar as duas vers??es da Escala de Compet??ncia de Estudo -ECE(C&T), uma a original com 54 itens e outra reduzida com 19 itens, por meio da Teoria de Resposta ao Item (modelo Rasch). Participaram 129 universit??rios de ambos os sexos, com idades variando de 17 a 48 anos (M = 24.65, DP = 6.54). Os coeficientes de precis??o obtidos foram de .91 para escala com 54 itens e de .90 para a d...


Aplica????o e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior ...

Silva, Bento Duarte da; Ara??jo, Alexandra M.; Vendramini, Claudette Maria; Martins, Ronei Ximenes; Piovezan, Nayane Martoni; Prates, Eli

No quadro de uma investiga????o sobre o desempenho em tecnologias digitais por parte de professores universit??rios do Brasil e de Portugal nas suas atividades docentes quotidianas, este artigo descreve as suas compet??ncias e n??veis de utiliza????o de tais recursos. Os participantes s??o na sua maioria do sexo feminino, tendo como n??vel predominante de forma????o o mestrado e o doutoramento, sendo a maior pa...


Autorregulação na universidade

Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; Dias, Anelise Silva; Almeida, Leandro S.; Franco, Amanda Helena Rodrigues

Colaborações/Apoios: Reitoria da Universidade do Minho; IE - Instituto de Educação; CIEd - Centro de Investigação em Educação; Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial; NEEBUM – Núcleo de Estudantes de Educação Básica da Universidade do Minho; NEDUM – Núcleo de Estudantes de Educação da Universidade do Minho. ...


Competências de estudo e leitura em universitários

Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; Dias, Anelise Silva; Almeida, Leandro S.; Franco, Amanda Helena Rodrigues

No ensino superior exige-se maior autonomia, participação e iniciativa do estudante em relação a sua aprendizagem. Considerando-se o processo de autorregulação da aprendizagem envolvendo métodos e comportamentos de estudo e a metacompreensão como habilidade básica essencial para o bom desempenho acadêmico na universidade, esta comunicação foca um estudo realizado com alunos universitários brasileiros de três un...


Competências de estudo e motivação para a universidade

Prates, Eli A. R.; Joly, Cristina; Dias, Anelise Silva; Almeida, Leandro S.

Constata-se, em investigações brasileiras, o aumento da população universitária carregando consigo características bastante heterogêneas. Estudiosos afirmam que, em relação à autonomia acadêmica dos alunos, a maioria tem chegado à universidade com fracas competências para autorregular o seu estudo de forma eficaz. Portanto, estudar as competências de estudo no ensino superior ganha relevância face à necessidade...


Competências de estudo e pensamento crítico : suas interacções

Franco, Amanda Helena Rodrigues; Dias, Anelise Silva; Almeida, Leandro S.; Joly, Cristina

O pensamento crítico é conceptualizado como uma forma de raciocínio de complexidade superior articulando conhecimento, experiência e competências intelectuais. É apresentado como relevante em circunstâncias quotidianas de resolução de problemas e um recurso valioso nas situações de aprendizagem escolar, particularmente no Ensino Superior. Nesta comunicação será apresentado o processo de tradução, adaptação e es...


Competências de estudo e pensamento crítico em alunos universitários

Dias, Anelise Silva; Franco, Amanda Helena Rodrigues; Almeida, Leandro S.; Joly, Cristina

Levando-se em conta os modelos teóricos de autorregulação, foi construída a Escala de Competências de Estudo (ECE), na qual se consideraram três grandes dimensões cognitivas-comportamentais e motivacionais autorreguladas do aluno ao longo da sua aprendizagem e realização acadêmica. A primeira dimensão inclui os comportamentos de organização do estudo, que envolve a planificação dos apontamentos e recursos neces...


Estudo do funcionamento diferencial do item para a Escala de Competência de Est...

Joly, Cristina; Almeida, Leandro S.; Dias, Anelise Silva; Monteiro, Sílvia; Pereira, Armanda Sofia; Donaciano, Bendita

Este estudo visou verificar o ajuste da Escala de Competência em Estudo – ECE (Sup) ao modelo Rasch e se os seus itens sofrem um viés relacionado à área de conhecimento na qual se insere o curso que frequentam, considerando tanto os estudantes portugueses, quanto os brasileiros. Participaram 1304 estudantes, sendo 56,7% portugueses e 43,3% brasileiros, que cursavam as áreas de Ciências e Tecnologias (58,9%) e S...


Avaliação da agressividade na família e escola de ensino fundamental

Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo; Dias,Anelise Silva; Marini,Janete Aparecida da Silva

O estudo objetivou identificar a percepção de crianças do ensino fundamental acerca da agressividade na família e escola, verificando possíveis diferenças entre essa variável com gênero, faixa etária, série e tipo de escola. Aplicou-se uma escala de agressividade em 758 alunos brasileiros, de 2ª a 4ª séries, de ambos os sexos, sendo 50,4% meninas. Os participantes apresentaram poucas condutas agressivas. A agre...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

Avaliação de atitudes de estudantes de psicologia via modelo de crédito parcial...

Vendramini,Claudette Maria Medeiros; Silva,Marjorie Cristina Rocha da; Dias,Anelise Silva

O objetivo deste trabalho foi avaliar as atitudes de estudantes de Psicologia em relação a estatística, via modelo de créditos parciais da TRI, e suas relações com a autopercepção e desempenho em estatística. Uma amostra não aleatória de 361 estudantes de Psicologia, com idades de 18 a 65 anos, 81% mulheres e 53% do noturno, respondeu a um questionário de identificação e uma escala de atitudes. A escala é do ti...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

12 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento




Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia