Descrição
ISBN: 978-989-8272-17-1 O presente artigo centra-se no projeto Supervisão em Enfermagem: novas perspetivas para a mudança que decorreu
entre abril de 2011 a março de 2012. Na génese do projeto esteve a preocupação dos docentes investigadores da
ESE-UM com um conjunto de fatores relacionados com a qualidade do ensino e da aprendizagem em contextos
clínicos, nomeadamente: a necessidade de implementar o novo Modelo de Desenvolvimento Profissional (Ordem dos
Enfermeiros, 2010), a deficiente apropriação de práticas de supervisão e de articulação interorganizacional por parte
dos supervisores, a necessidade de promover a formação em supervisão face à diversidade e complexidade dos
contextos clínicos, e ainda a intensificação de políticas de avaliação da qualidade da investigação e do ensino. O
projeto teve como objetivo principal desenvolver e avaliar um programa de intervenção centrado na formação teóricoprática
de supervisores (enfermeiros e docentes) e na implementação e avaliação de projetos de investigaçãointervenção
em contexto clínico, contribuindo para a problematização e debate das práticas de supervisão e a
construção colaborativa de conhecimento profissional, nas dimensões conceptual, metodológica, interpessoal e
interorganizacional. No desenvolvimento do programa pretendeu-se valorizar a interpretação dos significados da
experiência dos intervenientes no processo de supervisão (docentes, enfermeiros e estudantes) e produzir
conhecimento sobre o impacto de um plano de intervenção que visasse a melhoria da ação dos atores da supervisão
em Enfermagem. A recolha de informação foi efetuada através de um conjunto alargado de procedimentos,
nomeadamente a observação sistemática, o inquérito por questionário e por entrevista e as narrativas reflexivas dos
participantes. Neste sentido, salienta-se a convicção de que os resultados deste projeto vão de encontro às diretrizes
de desenvolvimento da profissão de Enfermagem que passam pelo aparecimento de medidas concretas para a
melhoria da qualidade do ensino-formação e, consequentemente dos cuidados de saúde.