Encontrados 31 documentos, a visualizar página 1 de 4

Ordenado por Data

SUPERVISION OF INTERNSHIPS AS AN ANALYSIS OF INTERORGANIZATIONAL ARTICULATION B...

Macedo, Ana Paula; Universidade do Minho, Portugal

This study, which reflects on the supervision of internships, is not a new issue in the context of nursing. However, the issue investigated as organizational subject appears in the portuguese context as a novelty. The thesis focuses on the guidelines and practices of supervision placements in Nursing as an analyzer of the interorganizational articulation Nursing School and Hospitalphenomena. The course of this ...

Data: 2013   |   Origem: Revista Portuguesa de Educação

Supervisão em enfermagem : o contributo das narrativas reflexivas no contexto c...

Macedo, Ana Paula; Augusto, Cláudia; Silva, Maria Augusta; Rosário, Rafaela

Na maioria dos Cursos de Licenciatura em Enfermagem em Portugal, o ensino clínico em contexto hospitalar acontece em alternância com a componente curricular em contexto académico e tem sido reconhecido como um período de elevado valor formativo, pela variedade e riqueza de aprendizagens realizadas. Contudo, a vivência dos estudantes em contexto hospitalar é também caracterizada pela ambiguidade, incerteza e con...


A supervisão de estágios em enfermagem : entre a escola e o hospital

Macedo, Ana Paula

A Revista tem visibilidade internacional, através Cantárida/Cuiden, CINAHL, Latindex e SciELO Portugal. Incorporada na SciELO Citation Index, Web of Knowledge, Thomson Reuters ; O estudo, de pendor qualitativo e interpretativo, debruça-se sobre as orientações e as práticas de supervisão de estágios em Enfermagem como analisador dos fenómenos de Articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital. É...


Representações/opiniões de enfermeiros sobre a organização hospitalar e a forma...

Macedo, Ana Paula

A compreensão da formação em contexto de trabalho hospitalar passa pelo estudo das dimensões organizacionais do hospital. No estudo exploratório, de cariz qualitativo, intitulado “O Hospital como organização e a formação em contexto de trabalho”, foi possível mostrar que o hospital pode também ser perspetivado a partir dos modelos de análise, tais como o modelo de sistema social, o modelo político e o modelo a...


Problematizar e debater práticas de supervisão e a construção colaborativa de c...

Macedo, Ana Paula; Rosário, Rafaela; Silva, Maria; Braga, Maria de Fátima Dias; Augusto, Cláudia; Martins, Cristina Araújo; Araújo, Odete

ISBN: 978-989-8272-17-1 ; O presente artigo centra-se no projeto Supervisão em Enfermagem: novas perspetivas para a mudança que decorreu entre abril de 2011 a março de 2012. Na génese do projeto esteve a preocupação dos docentes investigadores da ESE-UM com um conjunto de fatores relacionados com a qualidade do ensino e da aprendizagem em contextos clínicos, nomeadamente: a necessidade de implementar o novo Mo...


Inovar a supervisão em enfermagem : um projecto de investigação-intervenção

Macedo, Ana Paula; Rosário, Rafaela; Vieira, Flávia; Silva, Maria Augusta; Braga, Maria de Fátima Dias; Augusto, Cláudia; Martins, Cristina Araújo

O texto apresenta um projecto que emerge da necessidade de compreender e colmatar problemas da supervisão em ensino clínico em Enfermagem, colocando a investigação ao serviço da inovação e melhoria da qualidade da formação. Tem como objectivo desenvolver e avaliar um programa de intervenção centrado na formação teórico-prática de supervisores (enfermeiros e docentes) e na implementação de projectos de investiga...


Escola de enfermagem e hospital : perspectivas e vivências dos alunos estagiári...

Macedo, Ana Paula; Rosário, Rafaela; Silva, Maria Augusta; Braga, Maria de Fátima Dias; Augusto, Cláudia; Martins, Cristina Araújo; Araújo, Odete

O estudo que agora é apresentado tem como objectivos principais explorar e descrever as perspectivas e vivências dos alunos estagiários sobre a articulação Escola de Enfermagem e Hospital em contexto de supervisão de estágios. Uma amostra de 43 alunos estagiários (3º ano), de uma Escola Superior de Enfermagem, respondeu a um inquérito por questionário focalizado em quatro dimensões: i) Contexto de trabalho hosp...


Apreciar os sistemas de informação no desenho curricular do curso de licenciatu...

Macedo, Ana Paula; Petronilho, Fernando; João, Cainé

Num mundo global atual é crescente a importância atribuída à produção de informação, bem como o seu acesso em tempo útil. Não sendo exceção, no âmbito das decisões em matéria de saúde, quer no domínio da gestão e prática dos cuidados, quer no domínio da investigação, assiste-se em Portugal, nas últimas décadas, a uma mudança substantiva nos Sistemas de Informação em Saúde (SIS) e, em particular, nos Sistemas de...


Supervisão em contexto clínico : o testemunho dos estudantes sobre o(s) modelo(...

Araújo, Odete; Martins, Cristina Araújo; Braga, Maria de Fátima Dias; Macedo, Ana Paula; Oliveira, Cláudia; Rosário, Rafaela

Responsável pela regulação dos processos de ensino e de aprendizagem, a supervisão baseada em pilares de visão da educação como espaço de transformação e na reflexividade profissional, determina o sucesso na aprendizagem dos estudantes. A finalidade da presente investigação centrou-se em conhecer as perspetivas e vivências de supervisão em contexto clínico dos estudantes ao longo do curso de licenciatura em enf...


Compromiso organizacional de los profesionales de enfermería y apoyo organizaci...

Macedo, Ana Paula; Ferreira, Manuela Frederico; Brás, Manuel alberto

Objetivos Analizar el compromiso organizacional de los profesionales de enfermería, el apoyo organizacional percibido y la relación entre el compromiso y el apoyo organizacional percibido Métodos El estudio realizado es un análisis cuantitativo, descriptivo y correlacional. Se utilizó un cuestionario con preguntas cerradas (que incluía variables personales, 16 ítems de compromiso organizacional y 24 ítems del ...


31 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento







Recurso







Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia