Encontrados 21 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

A transição no exercício da parentalidade durante o primeiro ano de vida da cri...

Martins, Cristina Araújo, 1973-

Tese de doutoramento, Enfermagem, Universidade de Lisboa, com a participação da Escola Superior de Enfermagem, 2013 ; Criar um filho é um desafio de grande responsabilidade e exige profundas transformações e adaptações na vida dos Pais, suscetíveis de provocar desequilíbrio e vulnerabilidade nos próprios e ter implicações no sadio desenvolvimento das crianças.Neste estudo procurámos responder à questão de inve...


A vida e a confiança só se perdem uma vez : um caso clínico de bullying na adol...

Martins, Cristina Araújo; Gonçalves, Vítor Hugo Damião

Poster apresentado na 3ª Reunião de Formação Pediátrica: Adolescência ; O fenómeno da violência na escola, e em particular o bullying, é um problema de saúde pública com graves consequências individuais e sociais. Na adolescência é especialmente crítico pela importância que as interações sociais desempenham no desenvolvimento da autonomia, identidade e adaptação social. O caso clínico que se apresenta pretende...


Problematizar e debater práticas de supervisão e a construção colaborativa de c...

Macedo, Ana Paula; Rosário, Rafaela; Silva, Maria; Braga, Maria de Fátima Dias; Augusto, Cláudia; Martins, Cristina Araújo; Araújo, Odete

ISBN: 978-989-8272-17-1 ; O presente artigo centra-se no projeto Supervisão em Enfermagem: novas perspetivas para a mudança que decorreu entre abril de 2011 a março de 2012. Na génese do projeto esteve a preocupação dos docentes investigadores da ESE-UM com um conjunto de fatores relacionados com a qualidade do ensino e da aprendizagem em contextos clínicos, nomeadamente: a necessidade de implementar o novo Mo...


Problem-based learning aplicado ao ensino de enfermagem : reflectindo sobre a e...

Martins, Cristina Araújo; Oliveira, Cláudia; Silva, Maria José; Vilaça, Simão

Problem-Based Learning (PBL) é uma metodologia de ensino que enfatiza uma aprendizagem activa centrada nos estudantes, desafiando-os a problematizar, pesquisar, reflectir, dar significado e compreender, à medida que desenvolvem abordagens para solucionar problemas específicos relevantes ao contexto da prática profissional. Estas são habilidades essenciais à Enfermagem, que exige integração de conhecimentos para...


Inovar a supervisão em enfermagem : um projecto de investigação-intervenção

Macedo, Ana Paula; Rosário, Rafaela; Vieira, Flávia; Silva, Maria Augusta; Braga, Maria de Fátima Dias; Augusto, Cláudia; Martins, Cristina Araújo

O texto apresenta um projecto que emerge da necessidade de compreender e colmatar problemas da supervisão em ensino clínico em Enfermagem, colocando a investigação ao serviço da inovação e melhoria da qualidade da formação. Tem como objectivo desenvolver e avaliar um programa de intervenção centrado na formação teórico-prática de supervisores (enfermeiros e docentes) e na implementação de projectos de investiga...


Escola de enfermagem e hospital : perspectivas e vivências dos alunos estagiári...

Macedo, Ana Paula; Rosário, Rafaela; Silva, Maria Augusta; Braga, Maria de Fátima Dias; Augusto, Cláudia; Martins, Cristina Araújo; Araújo, Odete

O estudo que agora é apresentado tem como objectivos principais explorar e descrever as perspectivas e vivências dos alunos estagiários sobre a articulação Escola de Enfermagem e Hospital em contexto de supervisão de estágios. Uma amostra de 43 alunos estagiários (3º ano), de uma Escola Superior de Enfermagem, respondeu a um inquérito por questionário focalizado em quatro dimensões: i) Contexto de trabalho hosp...


Supervisão em contexto clínico : o testemunho dos estudantes sobre o(s) modelo(...

Araújo, Odete; Martins, Cristina Araújo; Braga, Maria de Fátima Dias; Macedo, Ana Paula; Oliveira, Cláudia; Rosário, Rafaela

Responsável pela regulação dos processos de ensino e de aprendizagem, a supervisão baseada em pilares de visão da educação como espaço de transformação e na reflexividade profissional, determina o sucesso na aprendizagem dos estudantes. A finalidade da presente investigação centrou-se em conhecer as perspetivas e vivências de supervisão em contexto clínico dos estudantes ao longo do curso de licenciatura em enf...


Procurando conciliar o papel parental com o de trabalhador

Martins, Cristina Araújo

Introdução: Criar um filho é um desafio de grande responsabilidade e exige profundas transformações e adaptações na vida dos Pais, nomeadamente a conciliação de papéis. Este artigo descreve a categoria – Procurando conciliar o papel parental com o de trabalhador - constituída pelas subcategorias: “preparando com antecedência o regresso ao trabalho”, “pensando em substitutos maternos para o bebé”, “reorganizando...


Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de ...

Mendes, Maria Goreti Silva; Martins, Cristina Araújo; Oliveira, Cláudia; Silva, Maria José; Vilaça, Simão

A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é considerada atualmente como uma das metodologias pedagógicas mais atrativas no ensino superior, permitindo ao estudante ser sujeito ativo na construção do seu próprio conhecimento. Com o objetivo de analisar as perceções dos estudantes de enfermagem sobre os contributos desta metodologia, implementada na Unidade Curricular de Enfermagem de Saúde da Criança e do Adoles...


A articulação escola de enfermagem e hospital na voz dos supervisores : o grupo...

Macedo, Ana Paula; Silva, Maria Augusta; Braga, Maria de Fátima Dias; Oliveira, Cláudia; Martins, Cristina Araújo; Araújo, Odete; Rosário, Rafaela

Esta comunicação procura pôr em evidência uma experiência, no âmbito do projeto “Supervisão em Enfermagem: novas perspetivas para a mudança”, que está a decorrer no presente ano letivo. O projeto emerge da necessidade de compreender e colmatar problemas da supervisão em ensino clínico na ESE-UM, colocando a investigação ao serviço da inovação e melhoria da qualidade da formação. Tem como objetivo desenvolver e ...


21 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento







Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia