Encontrados 15 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Problematizar e debater práticas de supervisão e a construção colaborativa de c...

Macedo, Ana Paula; Rosário, Rafaela; Silva, Maria; Braga, Maria de Fátima Dias; Augusto, Cláudia; Martins, Cristina Araújo; Araújo, Odete

ISBN: 978-989-8272-17-1 ; O presente artigo centra-se no projeto Supervisão em Enfermagem: novas perspetivas para a mudança que decorreu entre abril de 2011 a março de 2012. Na génese do projeto esteve a preocupação dos docentes investigadores da ESE-UM com um conjunto de fatores relacionados com a qualidade do ensino e da aprendizagem em contextos clínicos, nomeadamente: a necessidade de implementar o novo Mo...


Inovar a supervisão em enfermagem : um projecto de investigação-intervenção

Macedo, Ana Paula; Rosário, Rafaela; Vieira, Flávia; Silva, Maria Augusta; Braga, Maria de Fátima Dias; Augusto, Cláudia; Martins, Cristina Araújo

O texto apresenta um projecto que emerge da necessidade de compreender e colmatar problemas da supervisão em ensino clínico em Enfermagem, colocando a investigação ao serviço da inovação e melhoria da qualidade da formação. Tem como objectivo desenvolver e avaliar um programa de intervenção centrado na formação teórico-prática de supervisores (enfermeiros e docentes) e na implementação de projectos de investiga...


Escola de enfermagem e hospital : perspectivas e vivências dos alunos estagiári...

Macedo, Ana Paula; Rosário, Rafaela; Silva, Maria Augusta; Braga, Maria de Fátima Dias; Augusto, Cláudia; Martins, Cristina Araújo; Araújo, Odete

O estudo que agora é apresentado tem como objectivos principais explorar e descrever as perspectivas e vivências dos alunos estagiários sobre a articulação Escola de Enfermagem e Hospital em contexto de supervisão de estágios. Uma amostra de 43 alunos estagiários (3º ano), de uma Escola Superior de Enfermagem, respondeu a um inquérito por questionário focalizado em quatro dimensões: i) Contexto de trabalho hosp...


Supervisão em contexto clínico : o testemunho dos estudantes sobre o(s) modelo(...

Araújo, Odete; Martins, Cristina Araújo; Braga, Maria de Fátima Dias; Macedo, Ana Paula; Oliveira, Cláudia; Rosário, Rafaela

Responsável pela regulação dos processos de ensino e de aprendizagem, a supervisão baseada em pilares de visão da educação como espaço de transformação e na reflexividade profissional, determina o sucesso na aprendizagem dos estudantes. A finalidade da presente investigação centrou-se em conhecer as perspetivas e vivências de supervisão em contexto clínico dos estudantes ao longo do curso de licenciatura em enf...


A articulação escola de enfermagem e hospital na voz dos supervisores : o grupo...

Macedo, Ana Paula; Silva, Maria Augusta; Braga, Maria de Fátima Dias; Oliveira, Cláudia; Martins, Cristina Araújo; Araújo, Odete; Rosário, Rafaela

Esta comunicação procura pôr em evidência uma experiência, no âmbito do projeto “Supervisão em Enfermagem: novas perspetivas para a mudança”, que está a decorrer no presente ano letivo. O projeto emerge da necessidade de compreender e colmatar problemas da supervisão em ensino clínico na ESE-UM, colocando a investigação ao serviço da inovação e melhoria da qualidade da formação. Tem como objetivo desenvolver e ...


Desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo através da discussão do estudo ...

Braga, Maria de Fátima Dias; Augusto, Cláudia; Macedo, Ana Paula; Rosário, Rafaela; Araújo, Odete


A qualidade das experiências de formação em contexto hospitalar: condicionantes...

Braga, Maria de Fátima Dias; Martins, Cristina Araújo; Augusto, Cláudia; Araújo, Odete


Desenvolvimento de competências relacionais de ajuda em estudantes de enfermage...

Gomes, Lisa Alves; Candeias, Analisa; Melo, Maria Manuela da Silva; Braga, Maria de Fátima Dias; Machado, Maria Manuela Pereira

The issues of competence, autonomy and identity acquire different meaning during the frequency of Higher Education, taking on greater importance at certain times of a student’s development. In the process of developing the complex interaction of student / teacher (tutors and nurses) the proximity between the two becomes crucial when considering the various contexts in which the training process occurs, the scho...


Factores que influenciam a adesão QV das pessoas com IRC em diálise

Machado, Maria Manuela Pereira; Braga, Maria de Fátima Dias

Poster apresentado no V congresso de saúde e qualidade de vida, cujo artigo foi publicado em e-book. ; A adesão ao regime terapêutico (RT) é um foco de atenção dos enfermeiros, com particular relevância na gestão das doenças crónicas. A não adesão representa um enorme peso nos gastos com a saúde e tem um grande impacto na qualidade de vida das pessoas e na economia mundial (WHO, 2003; Bugalho & Carneiro, 2004)...


O (difícil) caso do trabalho de grupo

Martins, Cristina Araújo; Araújo, Odete; Macedo, Ana Paula; Braga, Maria de Fátima Dias; Rosário, Rafaela; Oliveira, Cláudia

A avaliação de trabalhos realizados em grupo torna-se difícil porque requer um conhecimento profundo dos processos de construção do conhecimento e metodologias de acompanhamento sistemático, podendo não traduzir o desempenho individual dos estudantes e gerar sentimentos de angústia e injustiça. Pretendendo envolver os estudantes no processo avaliativo, compreender as suas reais expectativas e construir critério...


15 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento




Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia