Na maioria dos Cursos de Licenciatura em Enfermagem em Portugal, o ensino clínico em contexto hospitalar acontece em alternância com a componente curricular em contexto académico e tem sido reconhecido como um período de elevado valor formativo, pela variedade e riqueza de aprendizagens realizadas. Contudo, a vivência dos estudantes em contexto hospitalar é também caracterizada pela ambiguidade, incerteza e con...
ISBN: 978-989-8272-17-1 ; O presente artigo centra-se no projeto Supervisão em Enfermagem: novas perspetivas para a mudança que decorreu entre abril de 2011 a março de 2012. Na génese do projeto esteve a preocupação dos docentes investigadores da ESE-UM com um conjunto de fatores relacionados com a qualidade do ensino e da aprendizagem em contextos clínicos, nomeadamente: a necessidade de implementar o novo Mo...
O texto apresenta um projecto que emerge da necessidade de compreender e colmatar problemas da supervisão em ensino clínico em Enfermagem, colocando a investigação ao serviço da inovação e melhoria da qualidade da formação. Tem como objectivo desenvolver e avaliar um programa de intervenção centrado na formação teórico-prática de supervisores (enfermeiros e docentes) e na implementação de projectos de investiga...
O estudo que agora é apresentado tem como objectivos principais explorar e descrever as perspectivas e vivências dos alunos estagiários sobre a articulação Escola de Enfermagem e Hospital em contexto de supervisão de estágios. Uma amostra de 43 alunos estagiários (3º ano), de uma Escola Superior de Enfermagem, respondeu a um inquérito por questionário focalizado em quatro dimensões: i) Contexto de trabalho hosp...
A condição de saúde dos elementos da família pode constituir uma fonte de stress para toda a família a longo prazo, sobretudo quando se trata de uma doença crónica. A situação de doença que a família experiencia quando no seu agregado tem uma criança com paralisia cerebral é suscetível de provocar alterações no seio da família que podem pôr em causa o seu equilíbrio e funcionamento. Face a esta condição, o enfe...
Uma das questões que tem emergido actualmente no seio da comunidade científica, nomeadamente entre os profissionais de saúde e da educação, é o facto de determinadas famílias, perante uma situação de adversidade, conseguirem ajustar-se e responder positivamente, enquanto outras nas mesmas circunstâncias, não terem recursos para tal. Neste âmbito, McCubbin (1996) e Patterson (2002) introduziram o conceito de res...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |