Document details

A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhos

Author(s): Cruz, Joana Sara Ferraz da cv logo 1 ; Ribeiro, Iolanda da Silva cv logo 2 ; Viana, Fernanda Leopoldina cv logo 3 ; Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira cv logo 4

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/24259

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Literacia familiar; Jogos interativos de leitura


Description
Neste artigo é sucintamente descrito o programa JIL - Jogos Interativos de Leitura (Cruz, Ribeiro & Viana, no prelo), que tem como população alvo pais com crianças em idade pré-escolar, independentemente do seu nível socioeconómico e educacional. A avaliação do impacto deste programa (Cruz, 2011) mostrou que este apresentou um impacto significativo: a) ao nível das práticas de leitura e de escrita conjuntas entre a criança e os Pais, nas práticas de leitura e de escrita conjuntas entre a criança e os Pais e nas deslocações a bibliotecas; b) na frequência dos comportamentos dos adultos e das crianças durante a leitura de histórias, verificando-se um aumento de elocuções produzidas por adultos e crianças relacionadas com o conteúdo imediato e não imediato da história. Registou-se uma evolução estatisticamente significativa da atenção para o impresso por parte dos adultos e uma mudança na qualidade afetiva das interações entre pais e filhos e nas competências de literacia emergente.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU