Neste artigo é sucintamente descrito o programa JIL - Jogos Interativos de Leitura (Cruz, Ribeiro & Viana, no prelo), que tem como população alvo pais com crianças em idade pré-escolar, independentemente do seu nível socioeconómico e educacional. A avaliação do impacto deste programa (Cruz, 2011) mostrou que este apresentou um impacto significativo: a) ao nível das práticas de leitura e de escrita conjuntas e...
Tese de doutoramento em Psicologia (área de especialização de Psicologia da Educação) ; A família influência de modo determinante o desenvolvimento literácito das crianças. As práticas de literacia familiar são heterogéneas e contribuem de modos diferenciados para a promoção da literacia emergente e para a posterior aprendizagem formal da leitura e da escrita. Reconhecendo a importância dos hábitos e dinâmicas...
Neste poster apresentam-se os resultados da avaliação de um projecto de intervenção destinado a alunos do 1º ano do ensino básico sinalizados pelos respectivos professores como apresentando atrasos na aprendizagem da leitura e escrita. O projecto de intervenção foi implementado num grupo de 5 alunos, dos quais 2 são do sexo feminino e os restantes do sexo masculino. Na avaliação dos alunos utilizaram-se as prov...
A intervenção precoce nos alunos que apresentam dificuldades iniciais na aprendizagem da leitura e da escrita apresenta-se como uma das variáveis preditoras do sucesso das intervenções educativas. Neste poster apresenta-se um programa de intervenção estruturado construído visando crianças com dificuldades específicas na aprendizagem da leitura/escrita sinalizadas numa fase precoce. O programa foi aplicado ao lo...
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