Neste artigo é sucintamente descrito o programa JIL - Jogos Interativos de Leitura (Cruz, Ribeiro & Viana, no prelo), que tem como população alvo pais com crianças em idade pré-escolar, independentemente do seu nível socioeconómico e educacional. A avaliação do impacto deste programa (Cruz, 2011) mostrou que este apresentou um impacto significativo: a) ao nível das práticas de leitura e de escrita conjuntas e...
A promoção da criatividade tem sido preocupação manifestada há décadas pelo contexto educativo e integra-se nas conceções recentes de sobredotação. Nem sempre, contudo, o investimento na pesquisa e na aplicação sistemática de programas de intervenção tem acompanhado tal preocupação. Um dos programas internacionalmente mais aplicados é o Future Problem Solving Program, treinando a resolução criativa de problemas...
Esta pesquisa tem por objetivo avaliar as mudanças de desempenho ocorridas ao longo de um programa de intervenção junto de alunos do 5º ano de escolaridade e orientado para o desenvolvimento da fluência em leitura. Foram realizadas 13 sessões, orientadas pelos professores Língua Portuguesa, com a duração de 45 minutos e periodicidade quinzenal. Participaram no programa todos os alunos da escola onde o projeto ...
O presente artigo descreve um programa de intervenção dirigido a alunos do 1º ano com dificuldades iniciais de aprendizagem da leitura e da escrita. Na avaliação do mesmo recorreu-se a um estudo de caso quantitativo. Participaram no estudo cinco alunos avaliados antes e após a implementação do programa. Recorreu-se a um conjunto de medidas de leitura e de escrita. Os resultados obtidos indicam um padrão diferen...
Compreender o que se lê é determinante para o sucesso escolar e pessoal de cada pessoa. Apesar do investimento na promoção da leitura que, nos últimos anos tem sido feito em Portugal (ex: PNL, RBE, PNEP, Casa da Leitura), persiste um elevado número de alunos com dificuldades em compreender o que lê. Estas dificuldades têm implicações não só ao nível da generalidade das aprendizagens que os alunos devem efetuar ...
“…este livro ensina professores a ensinar seus alunos a compreender textos. Ao aprender a compreender, os alunos, por sua vez, serão capazes de compreender para aprender, no sentido de entenderem os conteúdos das mais diversas áreas do conhecimento; pois, como dito pelas autoras: aprender a compreender torna mais fácil o saber.” (do prefácio). Nesta obra, destinada a professores e disponibilizada apenas em for...
Compreensão da leitura: dos modelos teóricos ao ensino explícito é o resultado de três anos de investigação-acção associada ao projecto Litteratus que visa a promoção da leitura e da literacia. Esta publicação, destinada a professores e disponibilizadas apenas em formato electrónico, relata o programa de promoção da compreensão da leitura para o 5.º e 6.º anos de escolaridade. O livro compreende três partes a...
A intervenção precoce nos alunos que apresentam dificuldades iniciais na aprendizagem da leitura e da escrita apresenta-se como uma das variáveis preditoras do sucesso das intervenções educativas. Neste poster apresenta-se um programa de intervenção estruturado construído visando crianças com dificuldades específicas na aprendizagem da leitura/escrita sinalizadas numa fase precoce. O programa foi implementado a...
Os problemas na aprendizagem inicial da leitura constituem um factor de risco no desenvolvimento de trajectórias de sucesso. O reconhecimento deste facto tem conduzido à elaboração de programas de intervenção dirigidos a crianças em idade pré-escolar e na fase inicial de alfabetização. Neste artigo apresenta-se um programa, de cariz remediativo, dirigido a alunos com dificuldades na velocidade e acuidade leitor...
As dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita são uma das principais razões da retenção no 1.º ciclo do ensino básico. Neste sentido, revela-se importante sinalizar e intervir precocemente junto dos alunos que apresentam dificuldades nestas áreas. A precocidade da intervenção é apontada como um dos factores associados à sua eficácia, uma vez que os estudos indicam que quanto mais tarde se inicia a int...
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