Encontrados 19 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhos

Cruz, Joana Sara Ferraz da; Ribeiro, Iolanda da Silva; Viana, Fernanda Leopoldina; Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira

Neste artigo é sucintamente descrito o programa JIL - Jogos Interativos de Leitura (Cruz, Ribeiro & Viana, no prelo), que tem como população alvo pais com crianças em idade pré-escolar, independentemente do seu nível socioeconómico e educacional. A avaliação do impacto deste programa (Cruz, 2011) mostrou que este apresentou um impacto significativo: a) ao nível das práticas de leitura e de escrita conjuntas e...


A aplicação do Future Problem Solving Program International em adolescentes : u...

Azevedo, Ivete; Morais, Maria de Fátima; Jesus, Saul; Ribeiro, Iolanda da Silva; Brandão, Sara

A promoção da criatividade tem sido preocupação manifestada há décadas pelo contexto educativo e integra-se nas conceções recentes de sobredotação. Nem sempre, contudo, o investimento na pesquisa e na aplicação sistemática de programas de intervenção tem acompanhado tal preocupação. Um dos programas internacionalmente mais aplicados é o Future Problem Solving Program, treinando a resolução criativa de problemas...


Avaliação de um programa de intervenção na fluência de leitura

Ferreira, Albertina; Ribeiro, Iolanda da Silva; Viana, Fernanda Leopoldina

Esta pesquisa tem por objetivo avaliar as mudanças de desempenho ocorridas ao longo de um programa de intervenção junto de alunos do 5º ano de escolaridade e orientado para o desenvolvimento da fluência em leitura. Foram realizadas 13 sessões, orientadas pelos professores Língua Portuguesa, com a duração de 45 minutos e periodicidade quinzenal. Participaram no programa todos os alunos da escola onde o projeto ...


Descrição e avaliação dos efeitos do programa “Ler e escrever para aprender”

Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira; Ribeiro, Iolanda da Silva

O presente artigo descreve um programa de intervenção dirigido a alunos do 1º ano com dificuldades iniciais de aprendizagem da leitura e da escrita. Na avaliação do mesmo recorreu-se a um estudo de caso quantitativo. Participaram no estudo cinco alunos avaliados antes e após a implementação do programa. Recorreu-se a um conjunto de medidas de leitura e de escrita. Os resultados obtidos indicam um padrão diferen...


Ler melhor para ler mais

Ribeiro, Iolanda da Silva; Viana, Fernanda Leopoldina

Compreender o que se lê é determinante para o sucesso escolar e pessoal de cada pessoa. Apesar do investimento na promoção da leitura que, nos últimos anos tem sido feito em Portugal (ex: PNL, RBE, PNEP, Casa da Leitura), persiste um elevado número de alunos com dificuldades em compreender o que lê. Estas dificuldades têm implicações não só ao nível da generalidade das aprendizagens que os alunos devem efetuar ...


O ensino da compreensão leitora : da teoria à prática pedagógica : um programa ...

Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda da Silva; Fernandes, Ilda; Ferreira, Albertina; Leitão, Catarina; Gomes, Susana; Mendonça, Soraia

“…este livro ensina professores a ensinar seus alunos a compreender textos. Ao aprender a compreender, os alunos, por sua vez, serão capazes de compreender para aprender, no sentido de entenderem os conteúdos das mais diversas áreas do conhecimento; pois, como dito pelas autoras: aprender a compreender torna mais fácil o saber.” (do prefácio). Nesta obra, destinada a professores e disponibilizada apenas em for...


Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito : um programa...

Ribeiro, Iolanda da Silva; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Fernandes, Ilda; Ferreira, Albertina; Leitão, Catarina; Gomes, Susana

Compreensão da leitura: dos modelos teóricos ao ensino explícito é o resultado de três anos de investigação-acção associada ao projecto Litteratus que visa a promoção da leitura e da literacia. Esta publicação, destinada a professores e disponibilizadas apenas em formato electrónico, relata o programa de promoção da compreensão da leitura para o 5.º e 6.º anos de escolaridade. O livro compreende três partes a...


Caracterização de um programa de intervenção nas dificuldades iniciais de leitu...

Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira; Ribeiro, Iolanda da Silva

A intervenção precoce nos alunos que apresentam dificuldades iniciais na aprendizagem da leitura e da escrita apresenta-se como uma das variáveis preditoras do sucesso das intervenções educativas. Neste poster apresenta-se um programa de intervenção estruturado construído visando crianças com dificuldades específicas na aprendizagem da leitura/escrita sinalizadas numa fase precoce. O programa foi implementado a...


Ler bem para aprender melhor : descrição e fundamentação teórica de um programa...

Ribeiro, Marta; Ribeiro, Iolanda da Silva

Os problemas na aprendizagem inicial da leitura constituem um factor de risco no desenvolvimento de trajectórias de sucesso. O reconhecimento deste facto tem conduzido à elaboração de programas de intervenção dirigidos a crianças em idade pré-escolar e na fase inicial de alfabetização. Neste artigo apresenta-se um programa, de cariz remediativo, dirigido a alunos com dificuldades na velocidade e acuidade leitor...


Caracterização de um programa de intervenção precoce nas dificuldades de aprend...

Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira; Ribeiro, Iolanda da Silva

As dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita são uma das principais razões da retenção no 1.º ciclo do ensino básico. Neste sentido, revela-se importante sinalizar e intervir precocemente junto dos alunos que apresentam dificuldades nestas áreas. A precocidade da intervenção é apontada como um dos factores associados à sua eficácia, uma vez que os estudos indicam que quanto mais tarde se inicia a int...


19 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data










Tipo de Documento





Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia