Encontrados 6 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhos

Cruz, Joana Sara Ferraz da; Ribeiro, Iolanda da Silva; Viana, Fernanda Leopoldina; Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira

Neste artigo é sucintamente descrito o programa JIL - Jogos Interativos de Leitura (Cruz, Ribeiro & Viana, no prelo), que tem como população alvo pais com crianças em idade pré-escolar, independentemente do seu nível socioeconómico e educacional. A avaliação do impacto deste programa (Cruz, 2011) mostrou que este apresentou um impacto significativo: a) ao nível das práticas de leitura e de escrita conjuntas e...


Descrição e avaliação dos efeitos do programa “Ler e escrever para aprender”

Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira; Ribeiro, Iolanda da Silva

O presente artigo descreve um programa de intervenção dirigido a alunos do 1º ano com dificuldades iniciais de aprendizagem da leitura e da escrita. Na avaliação do mesmo recorreu-se a um estudo de caso quantitativo. Participaram no estudo cinco alunos avaliados antes e após a implementação do programa. Recorreu-se a um conjunto de medidas de leitura e de escrita. Os resultados obtidos indicam um padrão diferen...


Caracterização de um programa de intervenção nas dificuldades iniciais de leitu...

Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira; Ribeiro, Iolanda da Silva

A intervenção precoce nos alunos que apresentam dificuldades iniciais na aprendizagem da leitura e da escrita apresenta-se como uma das variáveis preditoras do sucesso das intervenções educativas. Neste poster apresenta-se um programa de intervenção estruturado construído visando crianças com dificuldades específicas na aprendizagem da leitura/escrita sinalizadas numa fase precoce. O programa foi implementado a...


Caracterização de um programa de intervenção precoce nas dificuldades de aprend...

Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira; Ribeiro, Iolanda da Silva

As dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita são uma das principais razões da retenção no 1.º ciclo do ensino básico. Neste sentido, revela-se importante sinalizar e intervir precocemente junto dos alunos que apresentam dificuldades nestas áreas. A precocidade da intervenção é apontada como um dos factores associados à sua eficácia, uma vez que os estudos indicam que quanto mais tarde se inicia a int...


Dificuldades iniciais de aprendizagem de leitura/escrita : caracterização das c...

Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira; Ribeiro, Iolanda da Silva; Cadime, Irene; Cruz, Joana Sara Ferraz da; Gonçalves, Teresa

Neste poster apresentam-se os resultados da avaliação de um projecto de intervenção destinado a alunos do 1º ano do ensino básico sinalizados pelos respectivos professores como apresentando atrasos na aprendizagem da leitura e escrita. O projecto de intervenção foi implementado num grupo de 5 alunos, dos quais 2 são do sexo feminino e os restantes do sexo masculino. Na avaliação dos alunos utilizaram-se as prov...


Caracterização de um programa de intervenção nas dificuldades iniciais na apren...

Azevedo, Helena Isabel Dias de Oliveira; Ribeiro, Iolanda da Silva; Cadime, Irene; Cruz, Joana Sara Ferraz da; Gonçalves, Teresa

A intervenção precoce nos alunos que apresentam dificuldades iniciais na aprendizagem da leitura e da escrita apresenta-se como uma das variáveis preditoras do sucesso das intervenções educativas. Neste poster apresenta-se um programa de intervenção estruturado construído visando crianças com dificuldades específicas na aprendizagem da leitura/escrita sinalizadas numa fase precoce. O programa foi aplicado ao lo...


6 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor







Data





Tipo de Documento



Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia